A Secretaria de Saúde vacinou 1.035 pessoas no último fim de semana e chegou a 11.185 primeiras doses aplicadas. Os dados do vacinômetro do Paraná na manhã desta segunda-feira (29) apontam que Toledo já aplicou 87,4% das doses recebidas. Em números totais, Toledo é o 8º com maior número de vacinados no estado, mesmo sendo o 12º município paranaense em números de habitantes. Na terça-feira (30) serão 600 doses (200 em cada ponto) para pessoas de 69 anos ou mais.
Toledo aderiu à proposta da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) de vacinar de domingo a domingo. O objetivo é dar celeridade ao processo de imunização e o esforço e competência das equipes do município têm trazido resultados positivos.
“A vacinação é a forma mais concreta e definitiva para acabar com a pandemia”, destaca a secretária de Saúde Gabriela Kucharski, reforçando o empenho dos servidores municipais dos Departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Gabriela também explica que a ansiedade das pessoas em serem vacinadas têm feito com que muitos busquem as doses nas primeiras horas da manhã, o que gera fila para os atendimentos.
“A população quer ser vacinada. Então os primeiros horários tem sempre uma procura maior. Mas as equipes estão gerenciando bem esta situação, a Guarda Municipal tem auxiliado na organização e tudo tem transcorrido com tranquilidade”, comenta.
A imunização em Toledo acontece em três pontos: Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) da Vila Pioneiro e do Jardim Coopagro, e no Ginásio de Esportes Hugo Zeni.
No domingo, no entanto, a vacinação aconteceu apenas no Certi Pioneiro. Foram 488 doses dispensadas. A personagem Maria Gotinha animou os idosos que foram em busca de uma dose.
Segunda dose
A secretária de Saúde de Toledo explicou que, para receber a segunda dose, as pessoas devem seguir o prazo apontado na carteirinha recebida no ato da primeira dose. Segundo Gabriela, o tempo de retorno é em média de 25 dias para quem recebeu a CoronaVac/Butantan e de 12 semanas aos que foram imunizados com o a Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, conforme orientação dos fabricantes e do Ministério da Saúde.
“Todas as segundas doses estão garantidas. Portanto, não é necessário que a pessoa se dirija antes do horário da vacinação, ficar em filas”, explica.