1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CULTURA

Palhestra: Palhaços voluntários apresentam espetáculo infantil online

Grupo Especialistas da Alegria dribla a pandemia para oferecer às crianças diversão em espetáculo online e gratuito
02/04/2021 - 21:43
Por Assessoria de Imprensa


Respeitável público! Se a criançada não pode ir ao circo, os palhaços voluntários do Especialistas da Alegria levam o circo até elas. Com apenas um clique no computador, tablet ou no celular, é possível acompanhar “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”. No espetáculo, a palhaça Catavento (e seu inseparável companheiro Alazão) conta, de maneira lúdica e envolvente, a origem do circo, suas principais atrações e algumas curiosidades.

Desde 2012, o grupo tem levado alegria a pacientes hospitalizados e suas famílias. Entravam nos hospitais e tinham contato próximo com pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores. Todas as ações eram presenciais, mas a pandemia exigiu uma adaptação. Desde março de 2020, as atividades voluntárias nos hospitais foram suspensas e passaram a ser remotas.

De acordo com um dos fundadores do grupo, Jefferson Bertoldi (“Dr. eNe”), o picadeiro agora é virtual. “Gravamos vídeos, fazemos formações com os voluntários e nos adaptamos para as visitas e espetáculos online, com o intuito de manter o contato com a comunidade hospitalar”, diz. Para a protagonista do espetáculo, Patrícia Pluschakt (“Catavento”), a maior desvantagem do online é não ter o calor e a energia do público e as reações das crianças de forma imediata.

Mas o circo virtual também traz seus pontos positivos. “O online permite que a gente leve a arte para lugares que, talvez pessoalmente, não poderíamos ir”, afirma a atriz. Além disso, ela acredita que a criança possa assistir ao espetáculo no tempo dela, quantas vezes quiser e de maneira gratuita.

O espetáculo é uma contrapartida do projeto “Especialistas da Alegria”, subsidiado pela Lei de Incentivo à Cultura a partir de 2019. No lançamento, houve a participação simultânea de aproximadamente 3 mil pessoas - dentre crianças, adolescentes e profissionais de educação do Paraná. Os palhaços ainda pretendem levar a alegria do circo para muitas crianças mais, em diferentes contextos.

De acordo com Cilmara Ceccatto Sachet, da coordenação de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação de Cascavel, transmitir o espetáculo também em Libras foi bastante importante, pois eles têm vários alunos surdos na rede de ensino. “Contar com um intérprete de Libras foi surpreendente, pois permitiu a uma parcela de crianças e adultos o direito de acesso à cultura”, afirma. Para assistir ao espetáculo e se divertir com as travessuras da palhaça Catavento, basta acessar o canal oficial do grupo “Especialistas da Alegria” no Youtube.

Sinopse:
O espetáculo “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”, protagonizado pela serelepe palhaça Catavento e seu fiel companheiro Alazão (não, Azulão! Azedão! Azalão! Digo, Alazão!) apresenta, de maneira divertida e envolvente, a história do circo, suas principais atrações e algumas curiosidades. A dupla proporciona ao público números de mala-bárbies (malabares!), acorda-bacia (acrobacia!) e mágica. Há muita palhaçada envolvida!

Sobre o grupo Especialistas da Alegria:
O grupo Especialistas da Alegria foi fundado em 2012. Atualmente é composto por 25 palhaços voluntários (profissionais de artes cênicas e profissionais de outras áreas) que levam alegria a pacientes hospitalizados e suas famílias.
Saiba mais em:  https://especialistasdaalegria.com.br/

Espetáculo “Palhestra: a Catavento contou, o circo chegou!”
Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HfLJ4X-OZMA


Sem nome %281144 x 250 px%29