1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Representantes de clubes de serviços participam de café com o prefeito

Os clubes de serviços de Toledo querem fazer uma parceria mais efetiva com a administração municipal para a realização de ações no município de maior porte. A proposta foi levantada na sexta-feira (29), durante café da manhã dos representantes dos clubes de serviços de Toledo com o prefeito José Carlos Schiavinato.

29/07/2011 - 15:01


Os representantes destas entidades foram os convidados do prefeito nesta manhã. O projeto, que já reuniu outras lideranças do município, visa promover uma aproximação maior com a administração municipal, além de ouvir sugestões de diversos segmentos representativos da sociedade local.
“O encontro foi bastante positivo. Mostra o dinamismo da administração municipal em ouvir sugestões da sociedade para melhorar as ações que estão sendo desenvolvidas”, comenta o dentista Cássio Brancher. “Foi muito interessante e gostaríamos de ser chamados mais vezes. Um café como este deveria ser realizado a cada três meses, afirmou Felix Bombardelli, do Rotary Club Toledo, ressaltando que neste caso viria mais bem preparado, com sugestões do clube de serviços que representa. “Eu sei o que preciso na minha rua, mas representando uma entidade, também preciso ouvir os anseios dos demais. De qualquer forma foi muito interessante e bastante produtivo”.
Os representantes dos clubes de serviços se mostraram dispostos a trabalhar em conjunto para a realização de novas ações, em parceria com o município. Entre as possibilidades levantadas estão ações na área do meio ambiente, além de um envolvimento maior em campanhas de vacinação. O prefeito de Toledo acredita que seria possível reduzir os gastos com o pagamento de horas extras através da participação de voluntários. A ideia, que já conta com a parceria dos rotaries, foi bem aceita pelos demais clubes de serviços.
Os representantes das entidades reconheceram a importância e o papel desempenhado pela Vigilância Sanitária do município, mas pediram que prevaleça o bom senso na abertura de novos serviços na área de saúde. Segundo eles, em alguns casos as exigências são tantas que inviabilizam a abertura de novas clínicas em Toledo, prejudicando o atendimento da população e o desenvolvimento na cidade. Eles reforçaram o interesse dos clubes de viabilizar novos projetos com a contrapartida municipal, a exemplo do que foi feito com a instalação de consultórios dentários em entidades sociais de Toledo e a aquisição de um mamógrafo. O equipamento, que exigiu um investimento de R$ 200 mil, deverá chegar a Toledo nos próximos dias.

Reciclagem
A preservação do meio ambiente foi outra questão debatida. Os representantes dos clubes de serviços demonstraram interesse em saber o funcionamento do aterro sanitário e o aproveitamento de gases para a geração de energia, além de incentivar a realização de novas ações para estimular a coleta seletiva de materiais recicláveis em Toledo. As entidades se colocaram como parcerias do projeto, assim como para ações conjuntas visando o plantio de árvores. Durante a reunião o prefeito esclareceu sobre o trabalho desenvolvido no aterro sanitário, hoje considerado ambientalmente correto, e a implantação e um consórcio liderado por Toledo, reunindo sete municípios para a implantação de uma usina para a transformação de lixo em energia. A proposta prevê a realização do investimento pela iniciativa privada para a produção de energia.
Schiavinato também falou sobre o projeto piloto que deverá ser implantado com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento para aproveitamento dos resíduos da suinocultura para a geração de energia e de um trabalho que deverá ser desenvolvido para ampliar a coleta de recicláveis. A cooperativa, que hoje atua na separação de recicláveis, no aterro sanitário, vai ganhar novos investimentos, para ampliar a sua capacidade, e serão instalados 50 containers na área central da cidade para a coleta seletiva. O trabalho deverá ser realizado em conjunto com o Conselho Municipal do Meio Ambiente e deverá incluir ainda a aquisição de um caminhão para auxiliar no recolhimento dos materiais.
Durante a reunião também foi reforçada a importância de um planejamento a longo prazo para melhorar o tráfego em Toledo e reduzir riscos de acidentes e o prefeito anunciou que pretende reativar o Conselho de Desenvolvimento de Toledo, como órgão fomentador de discussão de ações para o desenvolvimento do município.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29