Whatsapp image 2021 02 08 at 19.08.55

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Unioeste lança produto para combater pragas em aviários

O produto foi pré-lançado dia 22 de março e é fruto da parceria da Unioeste com a empresa Vetscience
07/04/2021 - 17:41
Por Assessoria


Produto utilizado para o combate de pragas na avicultura, como o ácaro vermelho e o cascudinho, o FisiControl foi desenvolvido pela equipe de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia Agrícola, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN). A pesquisa teve participação de bolsistas da graduação do curso de Ciências Biológicas, e da Pós-graduação. 

 

O produto foi pré-lançado dia 22 de março e é fruto da parceria da Unioeste com a empresa Vetscience. Na parceria, a empresa financiou o projeto, cobrindo despesas de material de consumo, de viagens e bolsas, como relata o professor Luis Angeli Alves, coordenador da pesquisa e docente do curso de Ciências Biológicas. “Além disso, como proprietária do produto, forneceu amostras para desenvolvermos melhorias nele. Adicionamos ingredientes na composição, que permitiram ser utilizado em uma preparação com água para ser pulverizado. A Unioeste entrou como desenvolvedora (capital intelectual), juntamente com a estrutura do laboratório necessária para o desenvolvimento do produto.” explica.  

 

Conforme o professor Luis Alves, o controle dessas pragas é baseado no uso de inseticidas/acaricidas químicos sintéticos. “Tais produtos, apresentam eficiência relativa, e trazem em si alguns problemas, como exposição aos componentes, causando alergias, a seleção de populações de pragas resistentes, sem contar o custo, pois as reaplicações são mais que necessárias”, aponta.  

 

O professor ainda explica como foi o desenvolvimento da pesquisa que teve início em 2015 com estudos em laboratório. “A partir de 2018, passamos a trabalhar em condições de campo, em aviários da Lar Cooperativa Agroindustrial, onde nos inserimos ao máximo possível, nas práticas de manejo dos aviários, tentando aprimorar pontos falhos, que pudessem comprometer o sucesso da tática de controle em desenvolvimento e afetar a sua validação”. 

 

FisiContol 

 

O FisiControl foi desenvolvido para o combate de pragas que causam problemas em aviários. O ácaro, por exemplo, é responsável pela perda de sangue e nutrientes nas aves, agitação e estresse, é também vetor de bactérias como as salmonelas, e morte prematura. Mais recentemente, se tornou um problema de saúde ocupacional dos trabalhadores em aviários causando irritação na pele. Já o cascudinho pode ser ingerido pelas aves gerando ferimentos e transmitido bactérias como salmonelas, causa estresse, perda de peso e morte precoce, além de danos estruturais no aviário. 

 

O produto já está sendo comercializado pela empresa no site: (https://www.vetscience.com.br/)


Casa de not%c3%adcias %281%29