1144x150 %284%29

SAÚDE

Delegados discutem neste sábado propostas para saúde no município

Representantes dos prestadores de serviços, usuários, trabalhadores em saúde e governo vão discutir neste sábado (30), as prioridades na área da saúde pública do município de Toledo. Será durante a XI Conferência Municipal de Saúde, aberta na sexta-feira à noite, 29, e que continua durante todo o dia, neste sábado, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

29/07/2011 - 15:09


Entre as 352 propostas apresentadas nas pré-conferências, preparatórias à Conferência Municipal, foram sintetizadas 276 que serão discutidas e votadas neste sábado. “Uma equipe colheu e resumiu todas as propostas apresentadas, que serão levadas à votação”, durante a Conferência, explica a secretária municipal de Saúde, Denise Liell.
Todas as propostas são relacionadas ao tema da Conferência, que neste ano se propõe a discutir o SUS como patrimônio do povo brasileiro, construindo as redes de atenção à saúde.
Ao todo, 207 delegados foram escolhidos nas pré-conferências para representar as entidades, durante o evento. Eles reúnem-se a partir das 7hh30 neste sábado, participam de um café da manhã, e em seguida da programação que deve estender-se durante todo o dia. Ao término do encontro também serão escolhidos os novos delegados do Conselho Municipal de Saúde. Eles serão empossados somente no começo do ano que vem. Antes deverão participar de treinamentos, visando a preparação para assumir as suas funções.
Conforme a secretária de Saúde, a participação de todos os delegados na Conferência é muito importante para debater questões de interesse da saúde. A Conferência, acrescenta ela, dá diretrizes para a atuação na área de saúde publica. Todas as propostas são encaminhadas para as devidas esferas – municipal, estadual e federal – visando a sua execução, dentro dos princípios legais e disponibilidade de recursos. Ela elogiou a qualidade da participação nas pré-conferências, com a apresentação de propostas sérias e consistentes, fruto de um trabalho de cerca de 20 anos em discussões em conferências municipais. Segundo a secretária de Saúde, embora a participação tenha sido menor neste ano, em relação às edições anteriores, as discussões foram em um alto nível, com a apresentação de propostas bem embasadas e de qualidade, sempre buscando a melhoria dos serviços prestados à população.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29