1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CIDADANIA

4º Prêmio WEPs Brasil vai reconhecer empresas por ações pela igualdade de gênero no ambiente de trabalho e cadeia de valor

A iniciativa é promovida pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios e tem o apoio do Sistema Fiep
09/04/2021 - 15:35
Por Assessoria


O Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, parceria entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), com financiamento da União Europeia, promove o  4º Prêmio WEPs BRASIL 2021 – EMPRESAS EMPODERANDO MULHERES.  Até 15 de abril, empresas privadas ou públicas, de micro, pequeno, médio ou grande porte, de diferentes setores, poderão se inscrever gratuitamente no site premiowepsbrasil.com.br. No canal, também há informações detalhadas sobre os critérios de avaliação e as diferentes categorias de premiação.

O Prêmio WEPs  tem como propósito incentivar e reconhecer as ações das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero nos negócios e o empoderamento das mulheres – tendo como como guia norteador os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), lançados mundialmente pelo Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres em 2010.

“O Sistema Fiep é signatário do Pacto Global, dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e atua para o alcance das agendas mundiais de desenvolvimento propostas pela ONU para estimular que as indústrias ajam como protagonistas de ações de impacto, capazes de mudar a realidade das instituições e da sociedade”, afirma José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai. 

“Buscamos fomentar a presença e a liderança feminina na indústria e exercitar o reconhecimento, a valorização da diversidade e da equidade no ambiente de trabalho e o apoio ao 4° Prêmio WEPs Brasil é um caminho para isso. Por meio do prêmio,  empresas são reconhecidas por suas práticas e, assim, conseguimos aprofundar a discussão sobre a questão”, salienta Maria Cristhina Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep.

Sobre o Prêmio WEPs


Como forma de reconhecer empresas compromissadas com a igualdade de gênero, o Programa Ganha-Ganha realiza o Prêmio WEPs tanto no Brasil como nos demais países de América Latina e Caribe onde mantém ações. 

No Brasil, o Prêmio acontece pela quarta vez e tem registrado uma participação cada vez maior das empresas e engajamento da alta liderança nos negócios. Em suas edições anteriores foram reconhecidos os trabalhos de diferentes companhias – como Unilever (agraciada na categoria Diamante em 2019 entre 68 finalistas). 

Sem concorrer entre si, mas sim correndo pela maior pontuação dentre os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), as companhias recebem troféus na categoria Menção Honrosa, Bronze, Prata e Ouro – considerando ainda os diferentes tamanhos das empresas (grande porte, médio porte ou pequeno porte). A escolha das companhias incluiu análises de avaliação e a consolidação dos resultados pela Comissão Técnica. A proposta de reconhecimento das finalistas é submetida a uma Banca de Juízas composta por diferentes profissionais voluntárias especialistas em equidade de gênero e negócios. 

Mais igualdade é bom para os negócios


O empoderamento econômico das mulheres é uma das chaves para o desenvolvimento sustentável e para um mundo mais igualitário - e uma ação necessária para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. 

Estimular a igualdade de tratamento entre mulheres e homens no ambiente corporativo e na comunidade é a coisa certa a se fazer. É bom para os negócios, pois resulta no aumento da produtividade e satisfação das colaboradoras e colaboradores, na melhoria do clima organizacional, no fortalecimento da imagem institucional, na atração de investimentos, profissionais de excelência, consumidoras e consumidores.

Por meio do Programa Ganha-Ganha, a ONU Mulheres e OIT, com financiamento da União Europeia, vêm trabalhando junto ao setor privado e instituições de negócios no Brasil e mais cinco países da América Latina (também Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Jamaica) para aumentar o engajamento em relação à igualdade entre homens e mulheres, contribuindo com conhecimento e acesso a ferramentas para que as empresas possam aprimorar suas práticas pela igualdade no próprio ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades com as quais se relacionam. 

A plataforma norteadora para esse trabalho são os WEPs, que contemplam as dimensões de igualdade de gênero da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e incluem entre outros princípios: salário igual para trabalho de igual valor, práticas de cadeia de fornecimento com perspectivas de gênero e tolerância zero contra o assédio sexual no local de trabalho. 

Prêmio WEPs Brasil 2021


Inscrições até 15 de abril de 2021



Sem nome %281144 x 250 px%29