1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Livro sobre atuação de paranaenses nos resgates em Brumadinho é lançado

O livro narra a saga dos profissionais que participaram dos resgates em Brumadinho - MG, após o rompimento de uma das barragens da empresa Vale, em janeiro de 2019
13/04/2021 - 16:12


O professor Valmir de Souza, docente do curso de Direito da FAG Toledo acaba de lançar o livro "Atuação de miliares do Paraná no Desastre Ambiental de Brumadinho", em parceria com Affonso Celso Gonçalves Júnior, docente da Unioeste. O livro narra a saga dos profissionais que participaram dos resgates em Brumadinho - MG, após o rompimento de uma das barragens da empresa Vale, em janeiro de 2019. “Nós fizemos as entrevistas com os militares de vários locais do Paraná que foram designados para lá auxiliar nas buscas, trabalhando cobertos de lama e de forma exaustiva, com o auxílio dos cães farejadores”, explica Valmir além de professor, também é major da Polícia Militar.

O livro apresenta, dentro de um cenário marcado pela avalanche de lama que levou destruição de patrimônio, ambiental e perda de centenas vidas, histórias reais de militares estaduais paranaenses que atuaram no resgate das vítimas. Relatos emocionantes são apresentados demonstrando que a tragédia ambiental afetou não só a vida daquela comunidade, mas, também o coração dos envolvidos no salvamento. “Muitos policiais atuando pela primeira vez em uma tragédia e outros com mais experiência, quase na reserva, mas para todos foi uma experiência que exigiu força e cabeça no lugar, para lidar com toda aquela tragédia humana e ambiental”, relata o escritor. “Tem relatos sobre as buscas pelo corpo da filha de um bombeiro de Minas e também de um sapatinho de criança que foi encontrado pouco antes do corpo. São pais de família que deixaram seus filhos para seguir em uma missão e acabam se colocando também no lugar de muitos de foram atingidos diretamente por tudo aquilo”, complementa.

O livro do professor Valmir foi lançado por e-book e está disponível para compra e download no site www.amazon.com.br. A versão impressa do livro deve ser lançada até junho. 

Sem nome %281144 x 250 px%29