Casa de noti%cc%81cias banner 794x80px

CULTURA

Especialistas da Alegria levam saúde em forma de sorriso

Com as medidas preventivas, a trupe Especialistas da Alegria encontrou uma forma de estar ainda mais perto dos pacientes utilizando a tecnologia como aliada
13/04/2021 - 16:41
Por Assessoria


O sorriso é considerado um verdadeiro remédio para que as pessoas se tornem mais flexíveis e fortes. De acordo com um filósofo anônimo da Grécia antiga: “Sorria para a vida e a vida sorrirá para você”, e é com esse intuito que o projeto curitibano Especialistas da Alegria tem transformado o dia a dia dos hospitais em um picadeiro, levando amor com humor para os pacientes e profissionais de saúde. 

A crise sanitária devido à Covid-19 modificou a rotina de diversas pessoas, principalmente dos centros de saúde. Com as medidas preventivas, os narizes vermelhos, rostos e sapatos coloridos não são mais vistos andando pelos corredores do Hospital Erasto Gaertner (HEG) em Curitiba, mas isso não foi empecilho, pelo contrário, a trupe Especialistas da Alegria encontrou uma forma de estar ainda mais perto dos pacientes utilizando a tecnologia como aliada.

“Estamos realizando as visitas virtualmente. Tem sido bastante desafiadora, o online é muito novo, principalmente para o nosso público. Nossos voluntários nos trazem que a sensação pós-visita é a mesma de quando estamos presencialmente, que transformamos o ambiente e o humor daquela pessoa naquele momento”, explica Flávia Bertoldi, coordenadora de Produção dos Especialistas da Alegria. 

Momentos de alegria 


Através do riso a trupe leva alegria às pessoas que estão em momentos de vulnerabilidade física e emocional, sendo não apenas pacientes, mas familiares, acompanhantes e colaboradores.  
 “Sou paciente oncológica desde março de 2017, atualmente só faço acompanhamento. O apoio emocional e psicológico dos Especialistas da Alegria foi fundamental na minha recuperação e no meu equilíbrio, pois me identifico muito com eles”, destaca Angela Patene. 

Há oito anos atuando no hospital referência no tratamento de combate ao câncer, a iniciativa tem como objetivo contribuir com a sociedade. “Mesmo à distância eles alegram o nosso dia a dia trazendo harmonia e paz para nós que estamos atuando no hospital”, relata a supervisora de Enfermagem da Central de Materiais e Esterilização do Hospital, Glaucilene Moreira de Oliveira. 

Apresentação 


As visitas virtuais também foram além dos muros do hospital. Os voluntários realizaram recentemente uma apresentação virtual, denominada “Palhestra”, que teve como tema: “A Catavento contou, o circo chegou!". De acordo com a coordenadora de Produção dos Especialistas da Alegria, o espetáculo contou a história da desastrada palhaça Catavento. 

“Falamos sobre a origem do circo, abordamos alguns números que o circo apresenta, e claro, falamos sobre a importância do palhaço neste contexto. Tudo isso de forma muito lúdica e brincante. O objetivo além de trabalhar o tema deste ano, era também trazer um pouco de leveza para este momento delicado que estamos vivendo”.
A apresentação está disponível no canal do YouTube dos Especialistas da Alegria ou através do link: https://www.youtube.com/watch?v=HfLJ4X-OZMA

Apoio 


A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi é parceira dos Especialistas da Alegria já que o projeto está alinhado à cultura da empresa em permitir acesso à saúde para as pessoas.
“É muito bom saber que existem pessoas que se importam com o próximo e levam conforto na hora que elas mais necessitam. Somos uma empresa responsável e que apoia boas ações, é satisfatório contar com eles como parceiros”, finaliza o gerente de Marketing da farmacêutica, Lucas Angnes. 


Casa de not%c3%adcias