1144x150 %284%29

GERAL

11ª Conferência de Saúde debate redes de atenção à saúde

Iniciou na noite de sexta-feira (29) e segue durante todo dia de hoje, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a 11ª Conferência Municipal de Saúde em Toledo. Estiveram presentes na abertura diversas autoridades, representantes dos prestadores de serviços, usuários, trabalhadores em saúde e governo municipal. O objetivo é discutir as prioridades na área da saúde pública do município.

30/07/2011 - 14:25


O promotor de Justiça da Saúde, José Roberto Moreira, frisou que essa é uma oportunidade democrática da população participar e debater quais devem ser as prioridades na gestão da saúde.

O evento foi aberto com palestra de Mario Lobato da Costa Auditor SEUAD-PR/DENASUS-MS. Lobato ministrou a palestra “SUS: Patrimônio do Povo Brasileiro: Construindo as Redes de Atenção à Saúde”. Em entrevista, Lobato relatou que está em curso uma série de mudanças e estratégias para aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde. Sobre as queixas em relação ao SUS, Lobato destacou que é preciso melhorar a gestão. “Com as ferramentas de hoje podemos avançar no SUS. As redes de atenção básica estão tentando usar das ferramentas tecnológicas para facilitar o fluxo dos usuários. Mas elas precisam de um suporte de informação como um prontuário eletrônico que a partir do ano que vem vamos ter. A idéia é que regiões de saúde que agregam as pequenas redes de saúde, como Toledo, por exemplo,  resolvam pelos menos 70% de todas as demandas e os outros 30% sejam atendidos por centros de alta complexidade, mas com fluxo facilitado”, explicou Lobato.

Propostas

Nas pré-conferências foram apresentadas 352 propostas, destas foram sintetizadas 276 que serão discutidas e votadas neste sábado. Todas as propostas são relacionadas ao tema da Conferência, que neste ano se propõe a discutir o SUS como patrimônio do povo brasileiro, construindo as redes de atenção à saúde.

Ao término do encontro também serão escolhidos os novos delegados do Conselho Municipal de Saúde. Eles serão empossados somente no começo do ano que vem. Antes deverão participar de treinamentos, visando a preparação para assumir as suas funções.

 

 

Confira reportagem completa em vídeo.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29