O professor Rodrigo Rodrigues Dias, docente do curso de Direito da FAG Toledo representa o Paraná em uma campanha nacional conduzida pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), em defesa das crianças do País. Rodrigo é juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo e presidente no Paraná do Fórum Estadual dos Juízes da Infância e da Juventude (Foeji).
A Campanha contra a Violência Infantil visa expor à sociedade que todas as crianças do Brasil, independentemente da situação social devem receber dos adultos amor, atenção, carinho, educação e, sobretudo, tratamento humano e digno. “Todos somos responsáveis pela população infanto-juvenil. Integramos uma rede de apoio e salvaguarda. Temos de nos posicionar, escutar e agir”, afirma.
A Campanha contra a Violência Infantil divulga a fotografia do magistrado com as mãos abertas, pintadas na cor azul. A imagem é alusiva ao caso de Henry Borel Medeiros, morto aos 4 anos, em março, no Rio de Janeiro. O material de divulgação da campanha alerta que os maus tratos a crianças podem ser informados às autoridades pelo programa Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também a possibilidade que a vítima e seus responsáveis busquem a ajuda dos conselhos tutelares, em unidades policiais e nas representações estaduais e federais do Ministério Público.
Os profissionais da Educação, como professores, diretores e funcionários de escolas, e da Saúde (médicos, enfermeiros e atendentes) também podem ser acionados para agir em defesa das crianças que sofreram agressões e foram ameaçadas. Para conhecer a campanha acesse www.amaerj.org.br. *Com informações da Assessoria Amaerj.