Casa de noti%cc%81cias banner 794x80px

CULTURA

Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública realizam Viradão da Leitura

Além de celebrar o Dia Mundial do Livro, a ação tem como objetivo ressaltar a importância da leitura e do livro na formação cultural e cidadã e debater com a sociedade o engajamento à campanha nacional contra a taxação de livros.
22/04/2021 - 15:18
Por Assessoria


Nesta sexta-feira (23) a Secretaria da Cultura e a Biblioteca Pública Municipal de Toledo realizam a ação Viradão da Leitura em alusão ao Dia Mundial do Livro. A ação acontece na Biblioteca Pública e contará com uma programação on line pela fanpage da biblioteca. Além de celebrar o Dia Mundial do Livro, a ação tem como objetivo ressaltar a importância da leitura e do livro na formação cultural e cidadã e debater com a sociedade o engajamento à campanha nacional contra a taxação de livros.
Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani o dia 23 de abril é um dia muito importante para a área do livro e da leitura, pois é quando comemoramos o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. “Por isso, a data foi escolhida pelo “povo do livro” para uma mobilização de 24 horas de leitura nas redes sociais e nós da cultura não poderíamos ficar de fora dessa grande mobilização”. De acordo com Rosselane a mobilização nacional é uma forma da sociedade mostrar que é contra essa proposta de reforma tributária que prevê a taxação de 12% sobre os livros e que se isso se concretizar afetará ainda mais o acesso dos brasileiros aos livros de diferentes regiões e classes sociais. Rosselane cita que a pesquisa Retratos da leitura no Brasil mostra que a classe c além de leitora e consumidora de livros o que desconstrói o argumento de que o livro é um produto de elite. “Nesta faixa, para se ter uma ideia 27 milhões de brasileiros se declaram leitores.” 
Segundo Rosselane, a Biblioteca Pública de Toledo está engajada nesse movimento e por isso irá promover nesta sexta-feira uma programação especial que pode ser acompanhada pelas redes sociais da cultura e da Biblioteca. “Convidamos a todos para acompanhar a programação e se manifestar nas redes sociais com a hashtag #viradãodaleitura, #nãoataxaçãodelivros, #defendaolivro e compartilhar as programações numa grande onda nas redes sociais em defesa do livro”, disse Rosselane.

PROGRAMAÇÃO NA FANPAGE DA BIBLIOTECA PÚBLICA
9h30 – Live - Bate papo sobre democratização da leitura 
11h – Vídeo - Dica de Leitura
14h - Conta Cultura (contação de história)
17h – Leitura de trechos de livros e poemas 
19h - Vídeo Dica de leitura
Casa de not%c3%adcias