1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Startup cresce na pandemia auxiliando empresas no enfrentamento da crise

AiTax, depois de nascer como uma solução da ROIT, torna-se marca própria apontando caminhos para uma gestão tributária mais justa e eficiente
23/04/2021 - 22:38
Por Assessoria de Imprensa


O resgate de valores de impostos pagos indevidamente e a migração para um regime tributário mais justo estão entre as alternativas para que as empresas se fortaleçam financeiramente e enfrentem a crise econômica. Foi justamente apresentando saídas neste sentido que a AiTax expandiu sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

A trajetória da marca demonstra esse crescimento. Conforme explica a CEO da empresa, Caroline Souza, a AiTax surge como denominação de uma das diversas soluções em tecnologia da informação (TI) desenvolvidas pela accountech ROIT – no caso, uma solução em gestão tributária. Desde o ano passado, a AiTax foi constituída como uma consultoria integrante do Grupo ROIT, que tem sede em Curitiba (PR).

O foco é consultoria e planejamento tributário e revisão fiscal. O trabalho é baseado em robotização (robotic process automation) e inteligência artificial – e a tecnologia viabiliza a análise de 1,8 bilhão (isso mesmo, bilhão) de cenários, para que se identifique o mais adequado para cada empresa. Em seguida entra a inteligência humana, com tributaristas e contadores experientes, sublinha Caroline Souza.

“Uma equipe multidisciplinar, a partir das possibilidades apontadas pela tecnologia, levanta cenários, sugere as oportunidades e, conjuntamente com a empresa, opta pelo melhor caminho”, afirma a executiva. 

Ela ressalta que a consultoria tem no portfólio de clientes organizações dos mais variados portes e atividades econômicas – indústria, agronegócio e serviços – e de várias regiões do país.

Situação frequente


Para quem acha que a restituição de tributos pagos a mais é possibilidade remota, os números sinalizam o contrário. Segundo Caroline Souza, dados da própria União apontam R$ 1,5 trilhão como o montante provisionado de restituição aos contribuintes. 

“De cada dez empresas que chegam à AiTax para análise, oito têm tributos a recuperar”, frisa.

Além de toda consultoria, orientação e acompanhamento do processo de restituição de tributos pagos indevidamente, a AiTax realiza trabalho de planejamento tributário, também chamado de otimização fiscal. O primeiro objetivo é encaixar a empresa no regime mais adequado – isto é, naquele que represente o recolhimento de tributos no menor valor, de fato condizente com o perfil da organização e com segurança, com uma readequação tributo a tributo.

“Também identificamos oportunidades de isenções e incentivos fiscais, entre outros benefícios disponíveis”, exemplifica Caroline Souza, que acrescenta: “Reduzir ou recuperar tributos pagos indevidamente significa aumento da competitividade do negócio. Afinal, permite aumentar margens e reduzir preços, e é fundamental para o controle das contas e para uma gestão financeira otimizada.”

Sem nome %281144 x 250 px%29