1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Rede de professores orienta profissionais de odontologia no combate à COVID-19

Pelo Instagram, grupo divulga informações científicas sobre prevenção e cuidados nos consultórios durante a pandemia
26/04/2021 - 09:14
Por Agência FAPESP*


Um grupo de professores de odontologia de várias universidades do país criou a Rede Odonto COVID para compartilhar informações com evidências da ciência sobre o combate ao novo coronavírus.

Liderada por Karem López Ortega, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), a iniciativa compartilha informações importantes ao profissional da área, sanando dúvidas referentes a temas relacionados à COVID-19, para que ele possa aplicar o conhecimento científico na sua atuação clínica e ser também um disseminador de informações sobre prevenção da doença.

A divulgação das atividades é feita pela rede social Instagram, no perfil @redeodontocovid, com participação de alunos de graduação e pós-graduação na elaboração de conteúdo.

A proposta é que, por meio de postagens regulares bem elaboradas e com linguagem acessível, os profissionais que atuam na prática pública e privada, mas que não têm familiaridade com termos técnicos relacionados às metodologias científicas, possam compreender com facilidade as mensagens que serão passadas.

O intuito é que os profissionais possam melhorar o nível de biossegurança no ambiente de atendimento, além de serem propagadores de informações importantes sobre prevenção e cuidados durante a pandemia.

Um dos primeiros textos divulgados trata sobre os riscos de contaminação por aerossol em procedimentos odontológicos durante a segunda onda de COVID-19. Outro texto aborda o tema da respiração como ação suficiente para a propagação do vírus da gripe e do SARS-CoV-2. Os conteúdos estão em inglês.

Além do perfil no Instagram, o material também pode ser acessado pelo site http://redeodontocovid.contactinbio.com/.

* Com informações do Jornal da USP.

Sem nome %281144 x 250 px%29