1144x150 %284%29

GERAL

Teste revela que paranaenses têm perfil arrojado para negócios

Persistência, iniciativa, responsabilidade, disposição para estabelecer metas e buscar informações são algumas das características consideradas necessárias para conduzir, de maneira eficaz, a gestão de uma micro ou pequena empresa. Para auxiliar os empreendedores a identificarem pontos fortes e pontos a serem melhorados, o Sebrae/PR lançou em março uma versão atualizada do Teste do Perfil Empreendedor, na Feira do Empreendedor 2011- Paraná.

31/07/2011 - 06:04


O novo teste é gratuito e baseia-se na metodologia do Empretec, uma das mais importantes ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no País. Entre as mudanças, estão a inclusão de novas perguntas, notas explicativas, bem como um comparativo do resultado pessoal com a média estadual.
Desde o lançamento, o teste foi respondido 9 mil vezes, sendo realizado por mais de 6,3 mil empreendedores. Adriana Schiavon Gonçalves, consultora de Marketing e Comunicação do Sebrae/PR, explica que algumas pessoas refazem o teste para comparar se houve alteração nos resultados. “É comum as pessoas refazerem o teste, para verificar outras possibilidades, rever as explicações, comparar seus resultados com os obtidos por outras pessoas de seu convívio e até mesmo para avaliar se avançaram em alguns pontos”, esclarece a consultora.
O Teste do Perfil Empreendedor explora dez características, necessárias para empreender, dentre as quais a iniciativa e busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança; exigência de qualidade e eficiência.
As características ajudam a revelar pontos fundamentais na personalidade dos empreendedores. A partir de uma pontuação, o Sebrae/PR mapeou três perfis empreendedores: Arqueiro/Arqueira; Caçador/Caçadora; e Gladiador/Gladiadora. Para identificar cada um e apresentar o resultado, criou-se uma espécie de avatar (desenho) que simboliza cada perfil.
O questionário, contendo 20 questões, é preenchido a partir de um site na internet e o resultado pode ser enviado por e-mail e compartilhado nas redes sociais.

Perfis
Do total de testes feitos no Estado, 60% foram classificados como Gladiador/Gladiadora, 30% como Caçador/Caçadora e 10% como Arqueiro/Arqueira. Joana D’Arc Julia de Melo, coordenadora estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, frisa que o perfil gladiador mostra que os empreendedores do Paraná têm um perfil arrojado quando se fala em empreendedorismo.
A coordenadora estadual detalha que autoconfiança, ousadia e iniciativa são fatores positivos do perfil gladiador. “Não basta apenas ter iniciativa, é preciso observar os riscos, monitorar o cumprimento de metas e enxergar as ameaças e oportunidades de um negócio, entre outros cuidados”, assinala.
Joana de Melo ressalta que o teste ajuda o empreendedor a elevar o nível de conhecimento sobre suas habilidades empreendedoras. No entanto, ela faz um alerta. “Para que o resultado corresponda à realidade do usuário é preciso responder às questões tendo em vista as posturas tomadas pelo empreendedor no seu dia a dia e não amparar-se em uma situação ideal sobre como deveria ou poderia agir”.
Outra observação importante feita pela coordenadora estadual é que o resultado do teste deve ser complementado com outras ferramentas. “O teste é um primeiro passo para que o empreendedor compreenda o impacto das características empreendedoras no sucesso da atividade empresarial. É importante que os usuários do teste busquem aprofundar conhecimentos, participando, por exemplo, do Próprio (Programa de Orientação ao Futuro Empresário), Seminários do Empretec, treinamento Saber Empreender, e outros”, aconselha Joana de Melo.
A plataforma online do teste do perfil do empreendedor possibilita que os internautas imprimam um certificado com o resultado do teste, comparem os resultados pessoais com os de outras pessoas e compartilhem o teste nas redes sociais. O teste do perfil do empreendedor está disponível em www.perfildoempreendedor.com.br.

Da Assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29