Img 3650

EMPREENDEDORISMO

Sebrae/PR vai capacitar startups e negócios inovadores para a atração de investimentos

Edição 2021 do Capital Empreendedor terá lançamento em 11 de maio; os melhores do Estado participarão da fase nacional
 
27/04/2021 - 16:32
Por Assessoria


O ciclo 21 do Programa Capital Empreendedor terá início, oficialmente, no dia 11 de maio, com live nacional de lançamento, às 16h. Os interessados em participar podem acessar o site (capitalempreendedor2021.com.br). No Paraná, serão selecionadas 30 empresas. Após o lançamento em nível nacional, serão realizados eventos online nas seis regionais do Sebrae/PR: 14/05 – Oeste; 17/05 – Sul; 18/05 – Centro; 19/05 – Norte; 20/05 – Leste; e 21/05 – Noroeste.

O Capital Empreendedor é uma iniciativa da instituição focada em orientar e capacitar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores de risco. O programa é dividido em diversas etapas, permitindo aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, se aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital

Elizandro Ferreira, gestor estadual do Capital Empreendedor, explica que a intenção é promover a sensibilização das startups para conteúdos relacionados ao investimento de risco, uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do negócio. Segundo o consultor do Sebrae/PR, o aporte de recursos pode ocorrer em diversos momentos de um projeto.

“O Capital Empreendedor tem como objetivo preparar as startups para o mercado. Ajudar os participantes a entender o momento do negócio, se e quando será necessário buscar investimento e também como se relacionar com os investidores”, detalha Elizandro.

Os participantes também receberão orientações para melhorias e adequações no modelo de negócios, comportamento, internacionalização, governança, máquina de vendas, produtos, dados, marketing e negociação. As melhores empresas da fase estadual serão classificadas para a fase final do Programa, com o Circuito de Investimento, etapa em que haverá encontros entre os representantes de startups e investidores.

Logística
A Trucker do Agro (www.truckerdoagro.agr.br), de Campo Mourão, é uma plataforma de logística que permite fazer cotações de frete e gerenciar o transporte dos produtos. A startup participou do ciclo 2020 do Capital Empreendedor e foi escolhida como referência na Regional Noroeste. A startup tem uma trajetória precoce. Fundada em fevereiro do ano passado, recebeu um investimento de R$ 600 mil apenas dois meses depois, da aceleradora gaúcha Ventiur.

Durval Carneiro, um dos sócios da empresa, destaca a importância de trocar conhecimentos e experiências com empreendedores de todo o Estado e do apoio do Sebrae.

“Termos sido classificados no projeto do Sebrae traz credibilidade junto a investidores. Também aprendemos como montar apresentação da empresa para os potenciais investidores”, relata Carneiro. Atualmente, a startup trabalha para a captação de um novo investimento, de R$ 5 milhões. Há conversas com fundos de investimentos do Brasil e do exterior.

Lançamento
O evento no dia 11 de maio contará com a participação do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do gerente de Capitalização e Serviços do Sebrae, Márcio Augusto. Na sequência, Aline Lefol, da startup Lilu Serviços Pet (www.lilu.pet), contará como foi a sua experiência com o Capital Empreendedor e como o programa alavancou os números da empresa. Em seguida, investidores convidados falarão sobre as expectativas para o investimento nos primeiros estágios de desenvolvimento em startups, com a moderação da analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Maria Auxiliadora. No painel, estarão presentes os seguintes investidores: Franco Pontillo, da Domo Invest; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Orlando Cintra, da BR Angels; e Pedro Carneiro, da Ace
Sem nome %281144 x 250 px%29