Casa de not%c3%adcias 1144x150

PANDEMIA

Professores começam a ser imunizados contra a Covid-19, em Cascavel

A SESA ainda não orientou a vacinação deste público, no entanto, em março, devido o colapso do sistema de saúde no município o Ministério da Saúde disponibilizou diretamente a Cascavel, seis mil doses do imunizante
03/05/2021 - 15:10
Por Com informações da Assessoria


Os professores estão no grupo prioritário da Sesa, conforme a tabela publicada em 26 de março, no entanto não nesta etapa da vacinação. O Paraná recebeu 406.100 doses para iniciar a imunização de pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica, gestantes e puérperas. Nesse primeiro momento, vacinação de pessoas com comorbidades graves ou deficiência permanente severa alcançará quem têm entre 55 e 59 anos .

Em Cascavel, na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei, enviado pelo Executivo, que garantiu o início da imunização nas escolas. O critério é iniciar pelos locais que mais tiveram casos e os mais periféricos.

Nesta segunda-feira foram vacinados 174 professores e servidores das escolas Da Transparência (52) Maria Fagnini (51) e nos Cmeis  Leonides Ezure (37) e Felisbina Bittencourt (34).

Para o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, em breve o resultado irá aparecer. “Será produzida imunidade para que possam enfrentar esse vírus tão rasteiro”, afirmou. Ele lembra que, mesmo imunizado, é preciso manter os cuidados de higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscara.

Bruna Brustolin, professora do Cmei Felisbina Bittencourt, não escondia a emoção após receber a dose. “É um momento muito difícil, muitas pessoas perderam seus entes queridos e a gente acredita que a vacina vem para proteger. É mais um passo na segurança”, avalia.

A vacinação teve início por escolas e Cmeis da região do Conjunto Riviera, onde estão acontecendo as ações do Território Eficiência, um amplo estudo sobre o comportamento do vírus Sars-Cov2 em Cascavel.

Sem nome %281144 x 250 px%29