1144x150 %284%29

PANDEMIA

Covid-19: Vacinação avança para outros grupos a partir da sexta-feira

Síndrome de Down (18 a 59 anos), renais crônicos em diálise (18 a 59 anos), gestantes e puérperas com comorbidades (a partir dos 18 anos) e pessoas com deficiência permanente, incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O público alvo deverá apresentar declaração médica, conforme o formulário oficial
06/05/2021 - 21:22
Por Assessoria


Toledo vai avançar com a vacinação contra a Covid-19 para outros grupos de pacientes. Nesta quinta-feira (06), a Secretaria de Saúde divulgou a dispensação de doses para pacientes com Síndrome de Down (18 a 59 anos), renais crônicos em diálise (18 a 59 anos), gestantes e puérperas com comorbidades (a partir dos 18 anos) e pessoas com deficiência permanente, incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 55 e 59 anos. O detalhamento destes grupos constam no Plano Municipal de Vacinação, a partir da página 14. 

A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, lembrou que todas as ações seguem as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “Temos seguido à risca o que é determinado pelas instâncias maiores. Conforme é feita a alteração dos planos nacional e estadual, nós realizamos a atualização do nosso plano”, comentou.

Sobre a vacinação de professores, Gabriela explicou que ainda não chegaram as doses para o município visando a imunização deste público. “Precisamos de diretrizes para iniciar a dispensação para este público”. A informação foi corroborada pelo chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli.  

Síndrome de Down


Serão vacinadas as pessoas de 18 a 59 anos. A aplicação vai acontecer nos três pontos de vacinação, das 8h às 16h a partir da próxima sexta-feira (07), conforme listagem fornecida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Quem não possuir vínculo com a instituição, será necessária declaração médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Também é preciso ter em mãos os documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço. 

Pessoas com insuficiência renal crônica em diálise


Serão vacinadas as pessoas de 18 a 59 anos incluídas na listagem fornecida pela clínica de terapia renal substitutiva. É necessário apresentar documentos pessoais, incluindo o CPF, e comprovante de endereço. Este grupo começará a ser vacinado no sábado (08), das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial. 
 

Gestantes e puérperas 


As gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas (45 dias pós parto) que apresentem as comorbidades listadas no Plano Nacional de Vacinação e maiores de 18 anos começaram a ser vacinadas no domingo (09), das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. A imunização deste grupo segue nos três pontos, na segunda-feira (10) e terça-feira (11), das 8h às 16h. 

As informações sobre a comorbidade devem constar na Carteira do Pré Natal ou Declaração Médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Também é preciso apresentar documento pessoal, incluindo o CPF, e comprovante de endereço. 

 Pessoas com de deficiência permanente


Neste grupo estão incluídas as pessoas com deficiência permanente, incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 55 e 59 anos. A dispensação começa na segunda-feira (10) das 8h às 16h, nos três pontos de vacinação, a partir de listagem fornecida pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). É necessária a apresentação de documentos pessoais, entre eles o CPF, e comprovante de endereço. 

60 anos ou mais


Para o público idoso - 60 anos ou mais - a vacina segue sendo dispensada na sexta-feira (07) das 8h às 16h, nos três pontos, e no sábado (08) e domingo (09), das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. Também serão vacinados todos os idosos que completem 60 anos até o dia 30 de junho de 2021. É necessária a apresentação de documentos pessoais, entre eles o CPF, e comprovante de endereço. 

Pontos de vacinação


Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira)
Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro)
Ginásio de Esportes Hugo Zeni

Onde acessar os formulários e conhecer o Plano


Declaração de comorbidades (conforme Plano Nacional e Estadual de Vacinação contra a COVID): https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/declaracao_vacina_covid_comorbidades_ed.pdf

Declaração de comorbidades (conforme Plano Nacional e Estadual de vacinação contra a COVID através do CRM-PR:
https://servicos.crmpr.org.br/portal/pessoa-fisica/receituario 
Sem nome %281144 x 250 px%29