Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Smed promove Semana de Astronomia na próxima semana

A abertura oficial acontece na segunda-feira (10), às 8h30, e o evento será para os professores dos quartos e quintos anos, de Ciências e de laboratório de Ciências.
07/05/2021 - 16:46
Por Assessoria


Encantar as crianças e proporcionar um ambiente escolar diferenciado. Com esse intuito a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove, entre os dias 10 e 13 de maio, a 1º Semana de Astronomia da Rede Municipal de Ensino de Toledo. A abertura oficial acontece na segunda-feira (10), às 8h30, e o evento será para os professores dos quartos e quintos anos, de Ciências e de laboratório de Ciências.

A programação do primeiro dia terá, no período da manhã, apresentações culturais com artistas locais e a palestra ‘O Ensino da Astronomia no Ensino Fundamental’, com o professor doutor do Instituto Federal do Paraná Fábio Souza Alves. No período vespertino acontece outra explanação com o professor Fábio, desta vez com o tema ‘Conquista do Espaço: A Viagem da Humanidade à Lua’. 

Nos dias 11 e 12 serão oferecidas acontecerão diversas oficinas por meio do Síncrona para os professores acessarem de forma remota. As oficinas contam com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Palotina) e das Meninas nas Ciências - Rocket Girls.

O encerramento acontece na quinta-feira (13). “Neste dia os professores retornam ao Centro Cultural Ondy Niederauer para o encerramento dos trabalhos”, disse a secretária da Smed, Elisângela Batista. Serão mais duas palestras e novas apresentações. Os temas serão ‘Missão Marte’ (matutino) e ‘Cosmos: Em Busca de Outros Mundos’ (vespertino) e os trabalhos ficam novamente por conta do professor Fábio de Souza. 

O objetivo da Semana da Astronomia é oferecer aos professores subsídios teóricos e práticos relacionados à área da Astronomia. “A intenção é despertar nos educadores o interesse pelos fenômenos físicos. Com isso eles terão a oportunidade de trabalhar com os alunos, aproximando a Astronomia da sala de aula”, comentou a coordenadora de projetos de meio ambiente da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, Sandra Kopeginski.
 
Sem nome %281144 x 250 px%29