Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Entregue árvore na Praça da Cultura encoberta em crochê

Foi entregue na tarde de sexta-feira (29), a decoração da árvore revestida de crochê, na Praça da Cultura. A montagem das peças de crochê começou na quinta-feira (28), e há cerca de 30 dias as mulheres da Cooperativa de Artesões de Toledo (Cooarte) desenvolviam o trabalho.
O projeto é uma iniciativa da administração municipal, juntamente com a Cooarte, e tem por objetivo mostrar os cuidados com o meio ambiente, além divulgar a produção artesanal de Toledo.

01/08/2011 - 15:07


Todo material utilizado para confecção das peças de crochê foi doado pela Indústria de Fios Fial. A produção ficou por conta de 15 mulheres da Cooarte.
Trabalhos como estes são conhecidos como “Intervenção Urbana”, uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais ou onde possa chamar mais atenção. A obra consiste em uma interação com um espaço público, visando colocar em questão as percepções em relação ao objeto artístico. Foi pensando nisso, que o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, trouxe esta proposta. “É muito comum encontramos em grandes centros, diversas manifestações artísticas como esta. O crochê em árvore é bonito e resolvi trazer essa ideia de proteção, carinho, alegria”, explica o prefeito.
“A intervenção é sempre inusitada, feita a céu aberto e normalmente chama a atenção. Quando recebemos a proposta, foi um desafio porque achamos a ideia diferente, mas depois de ver o trabalho pronto, você olhar, passar em frente, analisar, sentir o conforto, mostra qual é o principal objetivo desta intervenção”, acrescenta a secretária de Cultura, Rosângela Reche.
Para ela, embora a proposta tenha sido um pouco inusitada, a princípio, todos que participaram da confecção, da montagem, que deram seu apoio, atenderam prontamente a ideia. “Este trabalho é um fazer artístico. Essa foi uma ideia inovadora, bonita e com certeza vai fazer muita gente refletir a respeito. Além disso, o trabalho mostra o incentivo, mais uma vez, da administração municipal, à cultura”.
A presidente da Cooarte, Marilene Lessa considerou a proposta curiosa e desafiadora. Num primeiro momento, causou estranheza, mas depois de elaborado e planejado conquistou o grupo na expectativa do resultado. “Foi um grande desafio, desde a produção até a montagem, já que nós mesmas colocamos peça, por peça. Agora, com o trabalho pronto é só apreciar e ver a beleza do crochê em árvore”. São várias peças, em sucessivas camadas, com flores decorativas, recobrindo o caule. A produção do material consumiu 35 novelos de barbante, com 90 metros cada, além da dedicação e do empenho de 15 artesãs.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29