1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Festin é marcado com excelente nível de candidatos

Boa música, alto astral, muita animação, grande público e alto nível das apresentações. Assim foi a 36ª edição do Festival de Inverno (Festin) de Toledo, segundo avaliação dos organizadores. Dos 115 inscritos, 77 candidatos foram selecionados e mostraram os seus talentos divididos nos quatro dias de festival. Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram as apresentações.

01/08/2011 - 15:09


Conforme a secretária da Cultura, Rosângela Reche, esta edição foi marcada pelo excelente nível dos participantes. “O Festival foi considerado de um nível muito alto. Os participantes escolheram um bom repertório, excelentes músicas. Foram ótimos candidatos, superando todas as nossas expectativas”. Para ela, três fatores foram essenciais para o Festival ter sido um sucesso. “Um deles, como já dito, foi o nível dos candidatos. O outro foi a participação da população, que compareceu, prestigiou o evento nos quatro dias, deixando o Teatro Municipal lotado. Por fim, é preciso destacar o bom trabalho desempenhado pela Banda Savana, que acompanhou os calouros no evento e nos ensaios, com competência e profissionalismo”.
O principal objetivo dos festivais de música, além de incentivar a cultura musical, é mostrar os talentos locais, muitas vezes escondidos. Para Marina Jakovacz, terceira colocada na categoria Juvenil, em sua primeira apresentação no Festin, essa é uma oportunidade de mostrar o potencial de cada um, mesmo que seja por diversão ou hobby. “Eu não tinha participado de nenhum Festin. Estar no palco, vendo o público, familiares, sentir um frio na barriga, um nervosismo, a emoção é grande. Estar lá em cima cantando é maravilhoso. Ainda mais ir para a final e ficar entre os três melhores. Agora é só esperar a próxima edição, porque eu estarei participando”.
Segundo Rosângela, outro destaque foi a grande procura para participar do Festival, principalmente por aqueles que nunca haviam cantado no Festin. “Recebemos bastantes inscrições de cantores que nunca tinham participado do Festival. Isso é gratificante, mostrando como o Festival tem sido importante na cultura musical de Toledo”. Para ela, essa é uma maneira de provar que Toledo tem uma grande familiaridade musical, onde são revelados grandes talentos da música, não só para o Paraná, mas em todo o Brasil. “Hoje têm cantores que passaram para o Festin e atualmente estão no cenário nacional da música. Deste modo, o Festival também é tem sido tornando um meio de divulgação dos trabalhos de quem canta”.
O apoio da administração tem sido fundamental para consolidar o evento ao longo dos anos. “Há 36 anos o Festin vem encantando e alegrando a todos de Toledo. A administração municipal está investindo cada vez mais na cultura do município. Assim, esperamos agora uma nova edição, novos candidatos e novas superações para os próximos festivais”, conclui a secretária de Cultura.

Confira os vencedores em cada categoria

Categoria Juvenil

 

1     Matheus Cielo

2     Fábio Henrique

3     Marina Jakovacz

4     Bárbara Eloísa

5     Franciele Maria

 

Categoria Adulto Sertanejo

 

1     Maycon e Matheus

2     Caio Vinicius e Rafael

3     Zezé Alves e Joventino

4     Fernanda Fusa

5     Elton Lima

 

Categoria Especial

 

1     Juliano Varanis

2     Merliane e Adriano

3     Sonia e Ivonete

4     Franciele Gozzi

5     Duio

 

Categoria Composição

 

1     Sandra Mara Schafer

2     Fábio da Rocha

3     Crys Vander

4     Diego Baliero / Dedé da Silva

5     Paulo Roberto Merisio

 

Categoria Adulto Popular

 

1     Douglas Puhl

2     Claiton Poersch

3     Joe Soul

 

4     Ivonete Rodrigues

 

5     Lucas Jordan

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29