1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Carro Elétrico da Unioeste deve se tornar Utilidade Pública de Cascavel

Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro
14/05/2021 - 10:18
Por Assessoria


A pesquisa e tecnologia desenvolvida dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está prestes a alcançar um incentivo importante, que será responsável por garantir novos recursos para o projeto do Carro Elétrico e Automatizado criado dentro dos muros da Universidade.

Nesta quinta-feira (13) estiveram reunidos no laboratório do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo Professor Dr. Reginaldo Ferreira, além do Presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta, vereadores da Câmara de Cascavel e o reitor da Unioeste Alexandre Webber, para apresentar o veículo. O encontro faz parte de uma série de etapas para reconhecer o Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.

O carro é um protótipo, do que já está sendo desenvolvido em São Paulo, os pesquisadores da Unioeste hoje são os responsáveis por toda a automatização, o transformando assim em um veículo totalmente autônomo “Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de 10 anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo país”, explica o professor Reginaldo Ferreira. Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que os olhos se voltem a este veículo “Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento”, conta Carlos Motta, presidente do Instituto Brasil de Mobilidade.

Nesse momento o protótipo está sendo readequado, graças a um último repasse realizado pela Superintendência Geral de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná o que deve possibilitar a entrega final em até 180 dias. De acordo com reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, toda esta mobilização comprova a importância da Universidade Pública dentro da sociedade “Hoje nós podemos mostrar através desse carro um pouco de como a universidade é transformadora e resolutiva. Aproveito para agradecer o empenho dos nossos acadêmicos e pesquisadores”.

Utilidade Pública


Com a apresentação realizada para os legisladores, o projeto deve entrar em votação na Câmara de Cascavel já na próxima semana “ Não tínhamos a dimensão do que estava sendo produzido aqui e é muito importante ver de perto para ter a certeza que tornar como de Utilidade Pública é um bem para toda a comunidade. Acho importante dizer que todos os envolvidos podem contar com a Câmara, mais uma vez podemos mostrar a importância da Unioeste”, ressalta o vereador Celso Dalmolin, autor do projeto que será apresentado nos próximos dias.

O carro elétrico produzido entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes como, autonomia elétrica mínima 200 km, com possibilidade de aumentar essa autonomia, direção elétrica, tecnologia, em um valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil reais para comercialização.

Sem nome %281144 x 250 px%29