Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Cultura de Toledo em luto: falece, aos 82 anos, o maestro Darcysio Fritsch

O professor Darcysio deixa um legado não só para a Cultura de Toledo, mas para a história do município
21/05/2021 - 15:06
Por Assessoria


A cultura de Toledo e do Oeste do Paraná está em luto. Com profundo pesar, a administração municipal comunica o falecimento, aos 82 anos, do professor e maestro Darcysio Fritsch, ocorrido na noite de quinta-feira (20) em virtude de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há cerca de um ano. O velório está sendo realizado na cripta da Catedral Cristo Rei e o sepultamento está marcado para às 16 horas no Cemitério Jardim da Saudade.

Biografia


Referência para a educação e a cultura em toda a região, foi um dos primeiros quadros do corpo docente do Colégio Estadual Dario Vellozo, inaugurado em 1965. Por várias décadas foi professor de técnica vocal e teoria musical da Casa da Cultura de Toledo e integrou por 57 anos (três como organista e 54 como maestro) um dos corais mais antigos do Paraná, o Coral Cristo Rei, criado em 15 de agosto de 1948. 

Neste período contribuiu com a cultura toledana de muitas formas: uma delas, em 2010, foi na gravação de uma nova versão do hino do município, executado pela banda da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro com as vozes do Coral Cristo Rei - a cópia da partitura e o CD fazem parte do Museu Histórico Willy Barth. Ele também foi o idealizador e apoiou na organização do Encontro de Corais, evento que, em 16 edições, trouxe para Toledo alguns dos melhores corais do Brasil.

No âmbito religioso, regeu as cerimônias de ordenação episcopal de Dom Anuar Battisti e Dom Irineu Roque Scherer (in memorian), ambas em 1998. Quatro anos depois, recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo. “O professor Darcysio deixa um legado não só para a Cultura de Toledo, mas para a história do nosso município como um todo, fazendo a diferença para a vida de muitos coralistas e alunos. Aos familiares e amigos, os pêsames de toda nossa equipe”, lamenta a secretária municipal da Cultura, Rosselane Giordani.
Sem nome %281144 x 250 px%29