Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Grupo de Teatro La Broma lança vídeo “Turma da Inventação na Pandemia”

O vídeo conta a história de Marina, uma garotinha que enfrenta diferentes situações em razão da pandemia de covid-19
24/05/2021 - 09:07
Por Assessoria de Imprensa


O Grupo de Teatro La Broma da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza lançou o vídeo “Turma da Inventação na Pandemia”. A produção foi contemplada pela Prefeitura de Realeza por meio da Lei Aldir Blanc, que prevê fomento ao setor cultural durante a pandemia. O vídeo pode ser acessado no YouTube, no canal La Broma Teatro, bem como no Facebook da Prefeitura.
 
O vídeo conta a história de Marina, uma garotinha que enfrenta diferentes situações em razão da pandemia de covid-19, como, por exemplo, a necessidade do isolamento social, a falta dos amigos, as dificuldades do ensino remoto, as relações familiares e a necessidade de espaço de criação das crianças.

A produção “Turma da Inventação na Pandemia” é uma adaptação da peça teatral “Turma da inventação” que o Grupo de Teatro La Broma apresentava em escolas da região e que também é inspirada na consagrada obra da literatura infantojuvenil brasileira Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias, da escritora Ruth Rocha. Em 2019, a peça foi apresentada para escolas da rede do município de Realeza e na Casa da Cultura. Naquela oportunidade, mais de 400 crianças puderam prestigiar a produção. A peça também foi levada às escolas de Chapecó-SC através do III Seminário Integrador de Extensão e a IV Mostra de Extensão e Cultura da UFFS.

Em razão da pandemia e pela impossibilidade de promover apresentações presenciais, o grupo decidiu adaptar o texto e as ferramentas de atuação e produção para o novo contexto social de isolamento. 

“Foram muitas as dificuldades enfrentadas tendo em vista que a maioria dos encontros de criação e ensaios foram realizadas de forma remota, além, é claro, das diferenças entre uma produção teatral e uma produção audiovisual. Por se tratar de linguagens distintas, o processo de encenação dos personagens, bem como o ritmo e o espaço cênico requerem outras estratégias e ações”, explicou a coordenadora do grupo de teatro, professora Ana Carolina Teixeira Pinto.
 
Sobre a experiência de adaptar uma obra teatral no formato de vídeo, a estudante do curso de Letras Iara Maria Adriano aponta algumas diferenças, mas a alegria da plateia é algo que faz falta. 

“Os ensaios voltam-se para o enquadramento na câmara, modifica-se a voz, a montagem de cenário, parece tudo absurdamente diferente. Há muitos lados positivos, assim como negativos. Poder regravar se algo sair errado, o que não acontece em palco. Ter uma peça profissional gravada em nome do grupo é muito gratificante, mas nada substitui o calor da plateia ao vivo, especialmente, tratando-se de uma peça para o público infantojuvenil, porque é maravilhoso poder ouvir as gargalhadas e ver os olhos brilhando do público”.

Além da aluna Iara, a produção conta com a participação das alunas do curso de Letras Ana Carla Campos de Medeiros e Cisse Souza, e do curso Nutrição, Letícia Guasti. Também foi convidado o ator Pedro Dettoni. Ele foi um dos integrantes do grupo no ano de 2011, quando cursava o Ensino Médio em Realeza. Hoje, o ator está finalizando a graduação em Artes Cênicas, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A produção inclui ainda música original, “Somos da inventação”, compostas por Sido Emu e Anali Mattar. O trabalho de filmagem e edição é de Roberto Jonikaites e Marlon Pessini. Como assistentes de direção e produção também estão Jeraldi Hiroki, Madu Pint e Wilson David Carvajal.

Grupo de Teatro La Broma


As atividades do Grupo de Teatro La Broma iniciaram em 2011, na UFFS – Campus Realeza. Neste ano, o grupo completa 10 anos de atuação e durante todo esse tempo foi coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto, doutora em Literatura.  Atualmente, a atividade de extensão está inserida no Programa Produtora Cultural "Joaninha ou o que é?". O programa conta também com os projetos: Charlas de Cine e Um professor lê.  

Ficha técnica - Turma da Inventação na Pandemia


Roteirização: Grupo de teatro La broma
Direção Geral: Ana Carolina Teixeira Pinto
Música original: Sido Emu e Anali Mattar
Produção: Ana Carla Campos de Medeiros, Iara Maria Adriano, Letícia Guasti e Ana Carolina Teixeira Pinto
Assistentes de direção e produção: Jeraldi Hiroki, Madu Pint e Wilson David Carvajal.
Filmagem e edição: Roberto Jonikaites e Marlon Pessini.
 

Atores

MARCELO -  Pedro H. Dettoni (ator convidado)
MARINA - Ana Carla Campos de Medeiros
MÃE - Iara Maria Adriano
VÓ - Cisse Souza
PROFESSORA - Ana Carolina Teixeira Pinto
TÉCNICA - Letícia Guasti 

Links: 
Vídeo no YouTube: https://youtu.be/HK5X1iUOq5k
Sem nome %281144 x 250 px%29