Casa de not%c3%adcias 1144x150

ECONOMIA

Comitê Gestor da Microempresa volta a se reunir

Uma das pautas discutidas nesta quinta-feira (26) abordou a simplificação, desburocratização e o atendimento digital do microempresário.
27/05/2021 - 18:28
Por Assessoria


Entre as ações planejadas para ampliar o desenvolvimento econômico,  a administração retomou as reuniões do Comitê Gestor da Microempresa. Uma das pautas discutidas nesta quinta-feira (26) abordou a simplificação, desburocratização e o atendimento digital do microempresário.

Com a participação de empresários, representantes do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste), do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap),  da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e das secretarias da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, da Vigilância Sanitária, o encontro foi conduzido por um integrante do Sebrae/PR.

A adequação da legislação e procedimentos para aplicação da liberdade econômica na simplificação de abertura de empresas é outro assunto já em andamento e caberá ao Comitê acompanhar a discussão. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, falou das tratativas relacionadas à modernização da Sala do Empreendedor. Já existe estudo em andamento para o uso de um aplicativo via WhatsApp para resolver os serviços e demandas de forma digital, a partir do celular do micro empresário.

Bonaldo disse que a intenção é acabar com as filas nos atendimentos presenciais na sala do empreendedor. "Muitos atendimentos se limitam a emissão de guias ou boletos que podem ser emitidos digitalmente pelo microempreendedor, nossa intenção é melhorar a prestação de serviços e agilizar o atendimento daqueles que realmente precisam interagir presencialmente com a equipe", explica.

Outros desafios foram relacionados no que tange a melhorar a prestação dos serviços públicos. Também foi oferecido aos participantes uma formação de liderança com apoio do Sebrae. O “Conexão Liderança” irá proporcionar ao participante o autoconhecimento, para se fortalecer em seu papel de líder. São 24 horas divididas em três encontros consecutivos de 8 horas cada. 

A coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, avaliou de forma positiva o retorno das atividades. “Esse comitê é uma exigência da legislação para debater as melhorias no ambiente das micro e pequenas empresas do município. Era necessário a retomada, pois esse trabalho já rendeu resultados no passado”, pontua Fernanda fazendo menção ao primeiro aporte do município na Garantioeste, pauta que surgiu de discussões dentro do comitê.

A principal interrupção dos trabalhos foi motivada pela pandemia, tornando o retorno cada vez mais necessário. O representante da Acit, Cristiano da Rocha, também avaliou de forma positiva o retorno. “É válido e importante a retomada, uma vez que as ações que são discutidas tem a função de contribuir com o município, proporcionando assim riqueza e desenvolvimento”, concluiu. 
Sem nome %281144 x 250 px%29