Img 3650

DESENVOLVIMENTO

Região Oeste pode se tornar referência em aquicultura 4.0

O Paraná é líder no Brasil em produção de tilápias, e é a Região Oeste que concentra os cinco municípios com maior volume de produção do Estado. Além de ser referência em produção, o Oeste Paranaense começa a se destacar também em inovação e tecnologia para este mercado – a almejada aquicultura 4.0.  
10/06/2021 - 11:16
Por Assessoria


Esse movimento é impulsionado pelo Biopark, parque tecnológico localizado em Toledo – município com o maior número de tanques escavados para Piscicultura Comercial do Paraná. Por meio da oferta de incentivos para que empresas se instalem no local, o Biopark tem atraído negócios do setor agro que foquem em facilitar a vida no campo e melhorar a produtividade. 

Uma dessas empresas é a Fishtronics, fundada em Marmeleiro – Sudoeste do Estado, e que chega agora ao mercado com tecnologia para auxiliar produtores na tomada de decisão com base no levantamento de dados e automatização de tanques. A solução oferece informações sobre curva de nitrogênio, amônia, ph, temperatura e nível de oxigênio. “A riqueza no tratamento dos dados coletados é o que consideramos mais relevante para o produtor, para as cooperativas e todos os envolvidos no setor”, destaca Lindomar José Golon, fundador da empresa com a sócia Karla Fernanda Casiragui Golon.  

Com base nesses dados é possível ainda gerar uma economia de energia, um dos gargalos da atividade. “Os controles disponíveis até então forneciam apenas a informação do oxigênio e disparavam um alarme que ligava ou desligava o aerador. Nós fomos além, criamos níveis de oxigênio, portanto, não é necessário ligar todos os aeradores, o que impacta no consumo de energia elétrica na propriedade”, explica Lindomar. 

Para o empreendedor, as soluções que estão chegando ao mercado são necessárias para a evolução do setor. “Nós estamos prontos para a piscicultura e aquicultura 4.0 e o agricultor está se adaptando, assim como já acontece em outros processos, as novas tecnologias serão incorporadas ao trabalho no campo. Todos os dias desafios surgem, mas, estando no Biopark já conhecemos outras empresas com as quais podemos compartilhar essas demandas e fazer bons negócios”, ressalta Lindomar. 

A solução da Fishtronics já está sendo utilizada no município de Palotina, pelo produtor Paulo Michelon, um dos maiores criadores de tilápia da Região Oeste. “Somos pioneiros na implantação de novas tecnologias na piscicultura e estamos abertos a testar o que há de novo, pensando em desenvolver ainda mais a atividade na região. O consumo de peixes é uma tendência mundial na busca por uma alimentação mais saudável, por isso, acredito que o peixe só tende a crescer e a tecnologia vai nos ajudar a suprir essa demanda”, explica Paulo. 

Do nordeste ao sul 


Vem do Piauí a prova de que a Região Oeste realmente chama atenção quando o assunto é aquicultura. O empreendedor Ailton Rodrigues trouxe para o Biopark sua solução com foco em auxiliar o produtor de peixe ou camarão na gestão do negócio, garantindo a redução dos custos sem a perca da qualidade. 
Com acesso por aplicativo ou computador, a plataforma de inteligência de dados permite acompanhar o fluxo de caixa e relatórios, além de indicadores como peso médio, ganho de peso diário, conversão alimentar, ração consumida, entre outros. Os benefícios são o maior controle e ganho em eficiência dos processos de produção e comercialização.  

A empresa também atua com soluções para frigoríficos e cooperativas, com a plataforma integrada ao sistema dos produtores, os frigoríficos podem acompanhar o desenvolvimento dos peixes nos tanques, agendar e fazer as despescas, ter uma previsão de despesca para os próximos seis meses e ainda avaliar o rendimento da matéria prima (% de rendimento de filés). 

Insumos na palma da mão 


Outra empresa que está no Biopark é a Aqua Insumos, que desenvolveu um aplicativo que permite ao usuário pesquisar e comparar preços de produtos e serviços fornecidos por empresas do ramo, além de efetuar negociações e compras – tudo dentro da mesma plataforma. A empresa surgiu em outubro de 2020 e já conta com 37 fornecedores e cerca de 300 itens.
 
“De forma fácil, na palma da mão, o produtor tem acesso a fornecedores de ração, medicamentos, oxigênio em pó, softwares, e uma série de produtos que são novidades no mercado”, explica Nilton Ishikawa, fundador da empresa e médico veterinário que atua no setor de aquicultura há mais de 20 anos. A empresa surgiu em Londrina, mas atua principalmente na região Oeste. “Queremos derrubar as barreiras em busca de uma real aquicultura 4.0, e uma das formas de fazer isso é facilitar o acesso do produtor à tecnologia”, finaliza Nilton. 

É possível conhecer todas as empresas e soluções que fazem parte do Ecossistema do Biopark no site www.biopark.com.br/empresas


Sem nome %281144 x 250 px%29