Banner 1144x150 px

EDUCAÇÃO

Toledo promove 16ª Semana da Educação Infantil de forma remota

Em razão das medidas sanitárias para conter a disseminação do novo coronavírus, o evento, voltado às equipes pedagógicas dos 28 centros municipais de educação infantil e pré-escola, será promovido de forma remota 
14/06/2021 - 13:11
Por Assessoria


Com o tema “Acolher, Brincar e Aprender”, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) promove, de quarta a sexta-feira (16 a 18), a 16ª Semana da Educação Infantil. Em razão das medidas sanitárias para conter a disseminação do novo coronavírus, o evento, voltado às equipes pedagógicas dos 28 centros municipais de educação infantil e pré-escola, será promovido de forma remota neste ano, pelo canal do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NiTE) no YouTube.

A secretária da Educação, Elisângela Batista, pontua que a proposta da Semana da Educação Infantil é instigar os profissionais da educação para a construção de um perfil docente aberto ao aprendizado contínuo, ao aprimoramento, à revisão e à inclusão de conceitos, elevando a qualidade da prática pedagógica. “O formato adotado tem o objetivo de propor, de forma remota, momentos de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, integrando aspectos importantes da dinâmica da prática pedagógica, considerando a demanda da volta às aulas presenciais que, devido à pandemia, foram suspensas, mas que continuaram de forma remota. Assim, é necessário um olhar diferenciado para a prática pedagógica, especialmente, devido às incertezas e desafios desse momento”, salienta.

A programação


A programação online inicia-se quarta-feira (16), às 8 horas, com a palestra “Acolher, explorar, brincar e conhecer: a organização do espaço e as aprendizagens”, que será ministrada pela mestre, doutora e pós-doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cassiana Magalhães. 

No período da tarde, às 14 horas, o psicólogo e escritor Marcos Meier, ministrará a palestra “Trago a pessoa amada em uma aula: as promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula”. Esta apresentação conta com o apoio do Movimento Cooperjovem, do Sicoob Meridional.

Quinta-feira (17), a partir das 8 horas, está marcada a mesa-redonda que terá o tema “Leitura, Literatura e Desenvolvimento Infantil”, assunto que será explorado pelo autor de livros de literatura para crianças, jovens e adultos, Anderson Novello, e pela diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rosane Fontes, Jaqueline Alves Eberhardt, que representará os pais e professores. A conversa entre eles será mediada pelo coordenador de Língua Portuguesa da Smed, Valdiney José Arboleya, que também será o mediador da apresentação de trabalhos que será realizada a partir das 14 horas.

Seis salas de estudo serão oferecidas no último dia da 16ª Semana da Educação Infantil: Ludopedagogia: o brincar como foco na Educação Infantil; Estimulando a Linguagem de crianças pequenas: desafios e possibilidades; Respeitar e Acolher: Reflexões sobre a Inclusão na Educação Infantil; Educação Ambiental e as datas comemorativas; Lógica Matemática; e Evolução da Educação Infantil: Reflexões sobre o trabalho pedagógico. Cada participante poderá optar por duas salas, uma pela manhã e outra à tarde. Como as vagas são limitadas, é fundamental que os interessados se inscrevam para elas o quanto antes na página do evento.