1144x150 %284%29

SAÚDE

Aleitamento materno é tema de Seminário

Nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, Toledo sedia o 3º Seminário Regional de Sensibilização em Aleitamento Materno. O evento terá início às 7h30 e acontece no auditório da Prefeitura de Toledo. Cerca de 160 profissionais da área - ligados aos 18 municípios compreendidos pela 20ª Regional de Saúde (RS) - devem participar do encontro. A ação é uma iniciativa da 20ª Regional de Saúde em parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide do Hospital Bom Jesus e da secretaria Municipal de Saúde de Toledo.

02/08/2011 - 11:39


Segundo a coordenadora do BLH, Helena Mayer, o seminário é uma oportunidade de discussão e orientação sobre as estratégias que incentivem o aleitamento materno. “A amamentação deve ser iniciada tão logo quanto possível, de preferência na primeira hora após o parto e os profissionais precisam se preparar para a abordagem”, enfatiza a coordenadora.

Programação
A partir das 7h30 serão realizados os credenciamentos dos participantes. A primeira palestra, com o tema: “Amamentação, uma experiência em 3D”, terá início às 9h. A enfermeira Marcia Benevuto Oliveira é quem apresenta o assunto.
No período da tarde, as atividades iniciam às 13h30. Assuntos relacionados à atuação da “Rede Amamenta” e da “Sala de apoio à Mulher que está em fase de lactação e trabalha” estarão em debate. A programação se encerra com a apresentação das estratégias mundiais em relação ao aleitamento materno.

Avaliação
As ações apresentadas durante o Seminário serão monitoradas por meio de índices de desmame registrados pela vigilância nutricional das entidades nos primeiros seis meses de vida do bebê. “Em municípios onde não houver a redução destes índices será realizada reuniões de trabalho para fazer uma análise situacional focalizada na realidade do município e, assim, estabelecermos novas estratégias”, conclui Helena Mayer.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29