1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Oeste do Paraná recebe novo ciclo do Brasil Mais, em julho

Iniciativa visa melhorar competitividade e promover a inovação das micro e pequenas empresas
 
28/06/2021 - 15:23
Por Assessoria


A partir do dia 1º de julho, começa em todo o País mais um ciclo do Programa Brasil Mais, que visa aumentar a produtividade de micro e pequenas empresas pela promoção de melhorias rápidas, com baixo cust6o e de alto impacto. Totalmente gratuito, o Programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e oferece a possibilidade uma jornada de inovação, produtividade e competitividade durante quatro meses, com acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI).

Neste percurso, o participante é conduzido para inovar, sempre buscando maior faturamento ou redução de custos a partir da aplicação de ferramentas de autoavaliação e conteúdos específicos com workshops e capacitações. Para a região oeste, são ofertadas 125 vagas.

“O trabalho dos Agentes Locais de Inovação tem resultados impactantes nas empresas. O Brasil Mais é uma oportunidade essencial para quem quer crescer e fortalecer o seu negócio diante de tempos tão incertos. Afinal, quem está mais preparado, consegue se planejar e aproveitar as oportunidades do mercado”, pontua o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.

Para participar, é preciso ser dono de micro ou pequena empresa dos seguintes setores: comércio, serviço ou indústria. Empresários que participaram do primeiro ciclo de 2021 não podem participar novamente.

As inscrições podem ser feitas pelo www.sebrae.com.br/brasilmais. Basta clicar link de inscrição da página e inserir os dados pessoais e responder ao diagnóstico. A equipe do Sebrae entrará em contato para informar sobre as vagas e marcar o primeiro encontro com o Agente Locais de Inovação. As vagas são limitadas, portanto, é imprescindível que os interessados efetuem seus cadastros rapidamente.
 
Primeiro ciclo
Entre 2020 e início de 2021, mais de 12 mil empresas foram atendidas pelo Brasil Mais – cerca de 100 são do oeste do Paraná. Foi o caso de Edval Assis, de Santa Terezinha de Itaipu. Ele e a esposa abriram a fábrica de embutidos em outubro de 2020, em meio às dificuldades geradas pela pandemia e os desafios da abertura de uma nova empresa. Nesse sentido, quando o casal soube do Programa, se inscreveram sem pensar duas vezes.

“Sempre contamos com a parceria do Sebrae, antes mesmo de abrir a empresa efetivamente, então a cultura de buscar conhecimento e estar em constante atualização já fazia parte da nossa essência. Quando nos inscrevemos no Brasil Mais, tínhamos certeza de que era algo que poderia fazer a diferença para o nosso desenvolvimento”, relembra Edval.

Com o acompanhamento do Agente Local de Inovação e os conteúdos ofertados durante o ciclo, Edval planejou diversas mudanças e garante: os resultados já estão sendo colhidos.

“Uma das coisas que mais nos incomodava eram os altos gastos com a energia elétrica. Tínhamos o plano de investir em energia solar, mas ainda não havíamos estabelecido um prazo para isso, visto que o investimento também é alto. Com o Agente Local de Inovação, percebemos que mesmo sem a tecnologia em si, podíamos apostar em outras estratégias para diminuir os custos. Falamos com funcionários, orientamos as equipes e, rapidamente, o resultado veio. Hoje, a economia chega a 50% em relação ao que pagávamos antes do Programa”, destaca o empresário.

Outro fator importante, segundo o empreendedor, é o fato de ter o apoio do Agente para enumerar prioridades e enxergar o que pode ser feito com o que está disponível. Em uma grande empresa, as funções são divididas e há várias equipes por setor. Nas pequenas e médias, no entanto, muitas vezes, é o administrador que acumula funções.

“A gente sabe o que precisa, mas é tanta coisa para fazer, que acabamos nos perdendo. Ter o acompanhamento do ALI foi essencial para que pudéssemos enxergar tudo aquilo que era prioritário neste momento. Estamos otimistas com os resultados já alcançados”, finaliza Edval.



Sem nome %281144 x 250 px%29