1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Texto de livro sobre o significado das ruas de Toledo está pronto

Após oito meses de minuciosa pesquisa, o prefeito José Carlos Schiavinatto recebeu o texto final do livro com o significado dos nomes das ruas de Toledo. O trabalho foi entregue na última semana, na Casa da Cultura, pela diretora do Museu Histórico Willy Barth, Lourdes Barbieri. Na ocasião, estavam presentes os pesquisadores Anésio José Vitto e Silvio Antonio Colognese, além do presidente da Câmara de Vereadores, Adelar Holsbach.

02/08/2011 - 14:13


Resultado do convênio entre a Unioeste e a administração pública municipal, O livro cataloga mais de 800 vias da cidade. A obra segue à impressão de sua primeira edição de mil exemplares, prevista para ser rodada até o fim do ano e distribuída gratuitamente em escolas, repartições públicas, bibliotecas e faculdades. A secretaria da Cultura, Rosângela Reche, destaca a realização do trabalho, de tamanha complexidade, em tempo recorde. “Em geral, pelas naturais dificuldades encontradas, este tipo de levantamento histórico exigiria dois anos ou mais, porém, graças ao empenho dos envolvidos neste projeto, conseguimos concretizá-lo em um prazo menor”, pondera Reche, reiterando agradecimentos e elogios à equipe do Museu Willy Barth e aos pesquisadores pela dedicação.
A pesquisa teve que superar a carência, no passado, de registros públicos e a migração de muitas famílias para outras cidades. Vencida esta etapa, a expectativa é que a obra configure-se em referência e seja bastante consultada pelo público. “Muitas pessoas nos têm procurado para saber sobre o livro. Há um volume significativo de manifestações neste sentido”, explica o organizador do livro, Silvio Antonio Colognese. “Estamos contentes com o fim desta etapa e acreditamos que a publicação se tornará um marco histórico, cultural e social. Uma fonte de pesquisa que permitirá aos historiadores terem por onde começar. Até porque a cidade segue crescendo e novas ruas aparecendo”, avalia Colognese, que também é professor de Sociologia da Unioeste.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29