1144x150 %284%29

GERAL

Parque do Povo terá plantio de 2,4 mil mudas de pinheiros do Paraná

O Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann irá receber nos próximos dias o plantio de 2.400 mudas de araucária, mais conhecida como Pinheiro do Paraná, árvore símbolo do Estado. As mudas foram adquiridas de um viveiro em Guarapuava e doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através de uma ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. O plantio será feito em duas etapas, envolvendo crianças do quarto ano das escolas municipais.

02/08/2011 - 14:14


Conforme o secretário do Meio Ambiente do município, Delmar Hoffmann, além de embelezar o Parque, que está com o paisagismo remodelado, o plantio também irá reestruturar uma área onde já havia outros pinheiros. “Este trabalho será um resgate de um espaço já composto por araucárias. As novas mudas irão compor o remanescente de pinheiros, deixando o Parque ainda mais bonito”.
Para a gestora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tânia Maria Iakovacz Lagemann, o plantio dessa espécie no Parque ajudará no resgate histórico do símbolo do Paraná. “Tem a questão estética e a reestruturação do remanescente de pinheiros. As árvores poderão ser apreciadas por todos e ajudam a promover um resgate da simbologia do estado”.
Conforme a secretária da Educação, Janice Salvador, a ação pretende ainda mostrar a importância da educação ambiental às crianças que participam do projeto Conhecendo Toledo. “Esse trabalho visa disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, principalmente sobre Toledo e o nosso Estado. As crianças já vêm observando a mudança que a região vem sofrendo e essa ação faz parte do reconhecimento de cada um, quanto à educação ambiental”.
De acordo com a secretária, este o trabalho também irá refletir nas salas de aula. “Essa ação poderá agregar outras disciplinas e um aprofundamento do que poderá ser discutido nas escolas, como a geografia da cidade, a história, mostrar como será o desenvolvimento do pinheiro, a sua importância e sua simbologia para os paranaenses.
No primeiro momento 12 escolas irão participar do plantio: escolas municipais Egon Werner Bercht, Duque de Caxias, Borges de Medeiros, Olivo Beal, Carlos Friedrich, Valdir Becker, São Dimas, Antônio Scain, Ecológica Ari Arcássio Goessler, Washington Luiz, Ivo Welter e José Pedro Brum (CAIC).


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29