Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Secretária da Cultura reforça pedido de criação do Curso de Teatro pela Unioeste

Em 2001 a Unioeste já obteve autorização para oferecer um curso nesta área
09/07/2021 - 18:10
Por Assessoria


A secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, recebeu na tarde da sexta-feira (09), na Casa da Cultura, o deputado estadual Ademir Bier. O parlamentar é presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Na oportunidade, a gestora apresentou ao deputado as demandas e necessidades de investimentos e apoio ao setor cultural. 

Entre as pautas abordadas por Rosselane está o pleito da abertura do Curso de Artes Cênicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A secretária relatou ao deputado que essa é uma demanda histórica. “Ainda no ano de 2001 a Unioeste já obteve autorização para oferecer um curso nesta área, chegando a estar prevista sua inserção nos exames vestibulares daquele ano, mas na época por não dispor de condições técnicas necessárias sua implantação foi suspensa”, relatou. 

A secretária reforçou ainda que no ano de 2008 a Unioeste iniciou os trâmites licitatórios para a edificação, no Campus de Toledo, de um Teatro de 400 lugares, com palco, salas técnicas, obras estas que já estão finalizadas. “Foi neste período que novamente o assunto voltou à tona e dentro da Universidade. O Conselho Universitário (COU) aprovou em dezembro de 2009 a criação do Curso de graduação em Arte, no campus de Toledo da Unioeste, além da aprovação do respectivo impacto financeiro e também aprovou o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Arte para o campus de Toledo, dando condições para abertura do curso. Agora falta a decisão do Governo do Estado para que esse sonho se concretize”, explicou a secretária da Cultura de Toledo. 

Rosselane entregou ao deputado Ademir Bier um dossiê que relata todo o histórico do processo e da necessidade da implantação do curso que irá atender a região oeste do Paraná. O deputado Bier se colocou à disposição para levar a tratativa diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Vou tratar desse assunto pessoalmente e mostrar ao governador a importância em atender essa demanda que é de toda a região Oeste do Paraná”, disse o presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Rosselane também entregou na oportunidade ao deputado o documento manifesto que em apoio à manutenção do curso técnico em teatro no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira na cidade de Cascavel. “Nós de Toledo apoiamos a manutenção do curso que ocorre de forma gratuita, é o único na modalidade subsequente no Estado do Paraná e abarca toda a demanda de artistas do segmento das artes cênicas na macrorregião oeste. Por isso não podemos deixar de nos manifestar contra o encerramento das atividades e pedimos que essa demanda seja levada ao secretário de estado da Educação – Renato Feder, para que ele reavalie e o curso técnico seja mantido”, ressaltou.

A secretária salientou que a informação que recebeu dos professores do Colégio é de que até agora, a SEED não sinalizou a realização de novo PSS para suprir as disciplinas do segundo semestre nem substituir professores que se ausentaram do curso, podendo implicar em atraso de suprimento e até mesmo um aceno de desinteresse pelo andamento do curso. Além disso, alegou-se a falta de demanda no curso, sendo que há uma lista de espera, além dos matriculados nesta turma de 2021, de mais de 40 pessoas. O deputado Bier recebeu o documento manifesto e afirmou que irá dialogar com o secretário da Educação para que a situação seja reavaliada e o curso técnico mantido. “Não podemos deixar nossa região desassistida, vamos dialogar e buscar soluções”, disse Bier.

Sem nome %281144 x 250 px%29