Banner 1144x150 px

EMPREENDEDORISMO

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora abre inscrições no Paraná

Professores de todos os níveis de ensino da rede pública e privada podem participar da quarta edição paranaense do evento
23/07/2021 - 14:51
Por Assessoria


Professores paranaenses das redes públicas e privadas podem se inscrever até o dia 10 de setembro no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que reconhece cursos, projetos e práticas inovadoras e criativas que desenvolvam competências empreendedoras nos estudantes.

“O Sebrae reconhece a importância do trabalho dos professores e queremos destacar projetos que conseguem aplicar o protagonismo dos estudantes e têm potencial para transformar suas escolas, a comunidade e para desenvolver esses jovens de maneira integral, mesmo considerando todos os desafios impostos pela pandemia. Além disso, o prêmio também tem esse potencial de inspirar o ecossistema educacional com o compartilhamento de boas práticas”, afirma a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi a vencedora estadual do prêmio na categoria Ensino Superior nos anos de 2018 e 2019. A universidade foi a vencedora com o prêmio Hub de Empreendedorismo que visava inserir o ensino do empreendedorismo nos cursos, promover palestras e eventos e oferecer suporte a ideias e programas de inovação, aceleração e incubação. O coordenador do projeto e professor da Escola de Negócios da PUCPR, Paulo Porto, ressalta a importância dos prêmios para a instituição.

“O Sebrae é um parceiro estratégico e importante fomentador do ecossistema. Há cinco anos temos fortalecido e investido esse projeto que oferece um retorno a longo prazo e que faz parte da formação dos nossos estudantes. Receber esse prêmio foi um reconhecimento e uma validação do nosso trabalho de estímulo ao empreendedorismo. Foi uma chancela para nós e para o mercado de que estamos no caminho certo”, afirma.

O prêmio

O prêmio será dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Serão aceitas inscrições de professores de forma individual ou em equipes de até cinco pessoas, mas é necessário indicar o representante do grupo, que será o responsável pela inscrição e precisará comprovar seu vínculo com a escola ou universidade durante o período em que o projeto foi implementado. O número de inscrições por professor é ilimitado.

Entre os critérios de avaliação estão o desenvolvimento do projeto, considerando criatividade e inovação, alinhamento com orientações curriculares, protagonismo dos estudantes e conexões com desafios reais; a atuação do educador ou da equipe, que leva em conta a mobilização de competências empreendedoras; e o impacto, que se refere ao desenvolvimento dessas competências, a transformação na escola ou comunidade e inspiração e nível de replicabilidade.

Os três melhores de cada categoria receberão as premiações de bronze, prata e ouro. As etapas estaduais do prêmio acontecem entre setembro e novembro. No Paraná, a premiação que inspirou a realização do Prêmio Nacional chega a sua quarta edição e deve acontecer em novembro.

Os melhores de cada estado participarão da etapa nacional em 8 de fevereiro de 2022, que chega a sua segunda edição. Os vencedores receberão troféus e farão parte de uma missão técnica nacional promovida pelo Sebrae.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae. No Paraná, em 2020, a iniciativa impactou 183.454 estudantes e capacitou 4.108 professores com embasamento de empreendedorismo, proporcionando a difusão de soluções da entidade para 999 instituições de ensino, em 238 municípios.

O Prêmio tem o apoio do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora; e do Porvir, plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil.

Casa de not%c3%adcias