1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PANDEMIA

Variante genética pode estar associada a casos assintomáticos de covid-19

A pesquisa indica que pessoas com a variedade HLA-B*15:01 tem 2,4 vezes menos chances de desenvolver sintomas quando infectadas
30/07/2021 - 16:17
Por Assessoria


Um estudo com mais de 29 mil voluntários deu um passo importante para compreender o processo que leva a casos assintomáticos da infecção pelo vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19. A descoberta envolve um locus de um conjunto de genes que regulam o sistema imunológico, conhecido como HLA (do inglês, Human Leukocyte Antigen).

A pesquisa indica que pessoas com a variedade HLA-B*15:01 tem 2,4 vezes menos chances de desenvolver sintomas quando infectadas. A associação é ainda melhor para aqueles que apresentam duas cópias dessa variante, apresentando quase 9 vezes menos chances de apresentar sintomas.

O professor do Laboratório de Genética Molecular Humana da UFPR (LGMH), Danillo Augusto, explica que os genes HLA são fundamentais para a defesa do nosso organismo, pois controla um mecanismo de memória relacionado às infecções.

Esse conjunto de genes apresenta para um tipo específico de célula de defesa, chamada de Célula T, um antígeno, que são partes de vírus, bactérias ou protozoários que infectaram nossas células, para que a partir dessa informação essas células possam produzir anticorpos específicos para combater estes antígenos e assim possam debelar essas infecções.

Leia a reportagem completa no site da revista Ciência UFPR neste link

Sem nome %281144 x 250 px%29