1144x150 %284%29

CIDADANIA

Agosto Lilás quer conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública
31/07/2021 - 10:30
Por Assessoria


As ações de proteção à mulher ganharam um reforço com a aprovação do Projeto de Lei 3855/20 que institui o ‘Agosto Lilás’, a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. Em Toledo, a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) aderiu ao movimento e divulgou uma programação com diversas intervenções. Entre os objetivos estão orientar e divulgar as medidas que podem ser adotadas para diminuir casos que envolvam qualquer violação da integridade feminina.
 
Abertura do mês e lançamento da campanha acontece no dia 09/08, às 9h, na Prefeitura de Toledo. Na ocasião, estará presente o Ônibus Lilás, veículo disponibilizado pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Com a estrutura do município e suas parcerias, o ônibus levará serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicossocial e jurídica para mulheres.
 
De acordo com a secretária da SPM, Jennifer Teixeira, a estrutura dispõe de espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, garantindo a privacidade das mulheres. “Teremos também um espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres”. Além deste trabalho, a SMP vai promover o Projeto Empodere, Embeleze e Retrate, dos dias 23 a 25. Também estão programadas ações nas feiras, durante todo o mês, e a continuidade do 1º Seminário Mulheres em Foco
 
Os espaços públicos também ganharão intervenções. O Teatro Municipal vai receber a exposição “Despetaladas”. O ‘violentômetro’ também estará visível em lugares estratégicos como a Prefeitura de Toledo, SPM e Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA/Vila Becker) e no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) e em banheiros públicos femininos por todo o município.
 
No dia 16 de agosto, em horário e local ainda a ser definido, acontece o lançamento da campanha ‘Sinal Vermelho para a Violência Doméstica’. A iniciativa tem como foco ajudar mulheres a pedirem ajuda. “O ‘xis’ vermelho oferece um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem com o sinal na palma da mão e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções”, explica Jennifer. 
 
Além do trabalho de diversas secretarias municipais, em especial a SPM, as ações do ‘Agosto Lilás’ serão realizadas com a parceria do Sicredi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Numape/Unioeste) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
 

Sem nome %281144 x 250 px%29