Img 3650

CULTURA

Jornal Cândido discute a tradição das antologias literárias no Brasil

02/08/2021 - 10:32
Por Assessoria


Está no ar o número 120 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, que explora o universo das antologias literárias brasileiras. Assinada pelo jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos, a reportagem de capa traz depoimentos de críticos, pesquisadores e antologistas que explicam como esse formato vem formando leitores ao longo de gerações.

"Há antologias de vários tipos, como, por exemplo, as temáticas, em contraste com as antologias abrangentes, abarcando períodos históricos ou gêneros específicos. São instrumentos de ensino tanto fora quanto dentro do sistema escolar", afirma Italo Moriconi, organizador dos livros Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século e Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século.

O especial do mês ainda conta com uma seleção de obras importantes do gênero e destaca o trabalho da pesquisadora da USP Eliane Robert Moraes, responsável por títulos que reúnem textos representativos do erotismo literário nacional.

A nova edição do Cândido também resgata a história de antologias paranaenses publicadas nas décadas de 1970 e 80 e que reúnem trabalhos de nomes como Paulo Leminksi, Thadeu Wojciechowski, Marcos Prado e Luiz Edson Fachin — hoje ministro do Supremo Tribunal Federal. Para além de seu valor literário, esses títulos retratam a efervescência de um movimento cultural marcado pela independência e a pluralidade, como mostra a reportagem de Hiago Rizzi.

Outros destaques do Cândido 120: entrevista com a premiada autora paulista Aline Bei (concedida a Luiz Felipe Leprevost), fotos de Luana Costa na seção Cliques em Curitiba, conto de Lucas Litrento e poemas de Sofia Mariutti. A arte da capa é de Visca.

Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná, que segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus, a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido AQUI.

Sem nome %281144 x 250 px%29