1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

IFPR e Biopark Educação lançam curso de programação gratuito para jovens de 14 a 18 anos

O objetivo é trabalhar o pensamento lógico e o conhecimento básico de programação
06/08/2021 - 09:54


Estão abertas até o dia 27 de agosto as inscrições para o curso “Do Zero ao Um” – uma capacitação gratuita voltada a jovens de 14 a 18 anos e que vai oferecer formação inicial na área de Programação de Sistemas. Além de gratuito, as 48 vagas disponibilizadas contam com bolsas de estudo de R$ 300,00, para os 20 melhores colocados no processo seletivo, e de R$ 200,00 do 21º ao 48º colocados.

Para participar, o jovem deve estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio. Serão 200 horas de curso e duração de três meses com aulas das 13h30 às 16h45 de forma presencial nas terças e quintas e virtual na quarta-feira. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand e o Biopark Educação.
Por meio da metodologia ativa de ensino, os participantes serão estimulados a resolverem problemas reais utilizando técnicas e recursos de programação de computadores. “Unimos o compromisso do Biopark em formar profissionais altamente capacitados e a expertise do IFPR em ensino técnico para essa faixa etária para lançarmos um curso inovador em nossa Região”, declara Ana Luiza Donaduzzi, gerente de Educação e Pesquisa do Biopark.

“Esse é um curso para quem tem zero ou pouco conhecimento na área de programação e quer dar os primeiros passos nessa área”, afirma Olavo José Luiz Junior, professor do IFPR e coordenador do curso. Olavo destaca ainda a importância da formação como preparação para as principais profissões do futuro. “Quando olhamos para os empregos do futuro, a maioria deles contempla conhecimentos da área de tecnologia da informação, mesmo que não seja para atuação diretamente nesse mercado. Sabemos que o público jovem é grande consumidor de tecnologia, agora queremos que eles entendam os impactos positivos que podem causar na sociedade por meio dela”.

As aulas terão início no dia 16 de setembro e, segundo Ana Luiza, os alunos que concluírem o curso receberão certificação como Formação Inicial em Programação de Sistemas Básico. “É uma formação que os habilita para oportunidades como menores ou jovens aprendizes, por exemplo”, complementa.

Inscrições e processo seletivo

A inscrição para o curso “Do Zero ao Um” é gratuita e deve ser feita até o dia 27 de agosto pelo site www.saltoprofuturo.com.br. Para os candidatos menores de 18 anos, a inscrição deve ser realizada pelos pais ou responsáveis. O processo seletivo será composto por testes de raciocínio lógico e comportamentais. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo WhatsApp (45) 45 99938-3242.


Sem nome %281144 x 250 px%29