Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Obras no posto do Jardim Porto Alegre serão entregues nesta quinta

A comunidade do Jardim Porto Alegre ganha nesta quinta-feira (04), um posto de saúde totalmente reformado e ampliado. Esta é a primeira grande reforma da unidade, que começou a funcionar em 85, foi ampliada no início da década de 90 e agora recebe os novos investimentos, num total de R$ 150 mil em recursos próprios. A obra será entregue pelo prefeito José Carlos Schiavinato e pela secretária municipal de Saúde, Denise Liell, em cerimônia marcada para as 9h.

03/08/2011 - 15:08


“Com os investimentos, a comunidade terá um atendimento de mais qualidade. Tanto os servidores que atuam no local como os usuários serão beneficiados. Os espaços foram divididos, reformados e ampliados, com áreas específicas para atendimento e ampliação dos consultórios, o que vai permitir uma readequação dos horários de atendimentos nestes profissionais”, avalia a secretária municipal de Saúde. A reforma realizada estava dentro do cronograma da secretaria, que visa adequar os espaços físicos gradativamente, conforme a disponibilidade de recursos.
O posto conta com uma equipe de 23 servidores, entre médicos, enfermeiros, dentista, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais. O atendimento no local precisou ser transferido por um período, passando para o Jardim Concórdia. Com a conclusão das obras, o atendimento odontológico, que estava sendo realizado no posto de saúde da Vila Industrial volta para o Jardim Porto Alegre.
Na área médica, o posto conta com clínica geral, pediatria e ginecologia. O atendimento no posto inclui ainda odontologia, enfermagem, com curativos, aplicação de vacinas, inalação, aplicação de injeções, entre outros procedimentos, visitas domiciliares por agentes de saúde, entre outros serviços, que agora poderão ser feitos em espaços mais amplos e adequados. “Não vamos ampliar o atendimento no local, inicialmente, que continua das 7h às 13h, mas com certeza, profissionais terão mais espaço e usuários maior qualidade no atendimento”, avalia a secretária.
Segundo ela, a região do Jardim Porto Alegre está crescendo bastante, o que aumenta a demanda do posto de saúde, além de ter sido verificado uma mudança no perfil dos moradores, com um crescimento da população com mais de 60 anos de idade. Esta constatação exige uma atenção maior dos profissionais da saúde, que no Porto Alegre, sob o comando da enfermeira Márcia Mallmann Batista, serve de exemplo para os demais. Preocupada com esta questão, ela desenvolve um trabalho de prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, entre outras visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Ela é uma mobilizadora, um exemplo a ser seguido por outros profissionais”, elogia Denise.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29