Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação estão na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Nove alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
19/08/2021 - 18:23
Por Assessoria


Nove alunos do Clube de Ciências do Biopark Educação foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 18 de agosto.

Para se classificar, os alunos do 6°, 7°, 8°, 9 ano e ensino médio fizeram uma prova on-line com testes sobre astronomia, química, biologia, física e história. A segunda fase será no dia 09 de setembro, também por meio de uma prova on-line e a solenidade de premiação final vai ser no dia 27 de outubro. 

De acordo com a professora de Ciências do Clube, Jéssica Pandini, o conhecimento trabalhado dentro do projeto  foi essencial para esse resultado. “Não tenho dúvidas que as aulas do Clube contribuíram para esse resultado. Os alunos comentaram, por exemplo, que havia questões relacionadas a materiais de laboratório que eles aprenderam aqui. No Clube eles aprendem a usar e conhecer a função de vários equipamentos de um laboratório, isso e os experimentos que eles realizam, contribui de forma significativa para o aprendizado”, explica Jéssica. 

Além de aulas de robótica, no primeiro semestre de 2021, os alunos fizeram experimentos como extração de óleos essenciais, produção de papel e bioplástico com fibra de bananeira  e resíduo de cápsula mole de gelatina, estudo da atividade inseticida de diferentes extratos vegetais frente ao cascudinho dos aviários, conservação de fósseis em resina epóxi, insetário e extração de corantes naturais.

Para a Gerente de Educação e Pesquisa do Biopark,  Ana Luiza Donaduzzi, o resultado comprova o impacto positivo do Clube de Ciências na vida dos alunos.  “Mesmo que ainda seja a primeira fase, isso é motivo de orgulho e já demonstra que os alunos estão conseguindo relacionar o conteúdo do ensino tradicional com o que eles aprendem aqui. A ideia é incentivar a participação dos nossos alunos desde cedo em concursos e eventos como esse para que eles se preparem para outros desafios do futuro, como o vestibular”  


Sobre a Olimpíada


A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) a Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Olimpíada é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.



Sem nome %281144 x 250 px%29