1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Capacitações auxiliam empreendedores e fomentam negócios

Associação de micro e pequenas empresas oferece soluções gratuitas para estimular o empreendedorismo

23/08/2021 - 10:26
Por Assessoria


Burocracia, falta de capital e de incentivo para começar. São vários os desafios para quem quer empreender. A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe ainda mais complexidade, mas, ao mesmo tempo, tem proporcionado oportunidades para quem busca trilhar um caminho no mundo dos negócios.

Ciente das características do ambiente empreendedor, a AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte do Paraná) tem sido um instrumento importante de apoio e fomento aos micros e pequenos negócios. Entre os destaques está o Programa de Capacitação, oferecido pela entidade desde o começo desse ano, como parte do Conecta AMIC.

Foi esse projeto da associação que fez com que o jovem Luiz Tadeu Xavier Júnior, 27 anos, decidisse sair do emprego fixo em que estava há seis anos para trabalhar no seu sonho. A ideia ainda está sendo desenvolvida, mas foi por meio do curso de capacitação no módulo Jovem Empreendedor, da AMIC PR, que ele resolveu investir em duas ideias.

“Estou desenvolvendo a criação de um Pub que envolva futebol e outros esportes, além de uma espécie de seguros para empresas que precisam de serviços de motoboy e de entregas”, explica Luiz Tadeu. Para ele, os módulos do programa ajudaram a dar um norte na caminhada do empreendedorismo. “Muitos jovens querem empreender e não sabem como começar. É muito importante para os jovens saberem da oportunidade de contar com o associativismo para auxiliar em qualquer área”, afirma.

Já a Aline de Paula participa do Programa Mulher Empreendedora, que foca no aprendizado para mulheres que começaram uma empresa e querem alavancar seus negócios. Ela iniciou a produção de bolos em 2018 quando a segunda filha nasceu e viu a necessidade de trabalhar e cuidar de duas filhas pequenas. “Trabalhando fora, eu não teria essa condição. Desde pequena fiz cursos de confeitaria, as pessoas sempre elogiavam meus bolos e, neste período, a partir de 2018, comecei a fazer bolos para nossos aniversários em casa, as pessoas elogiavam e começaram a pedir. Foi aí que coloquei, efetivamente, a ideia em prática”, resume Aline.

Para ela, as capacitações trazem conhecimento e incentivo para permanecer na batalha diária do empreendedorismo. “Claro que a gente sempre precisa melhorar, mas esse incentivo da AMIC PR é muito importante para que a gente siga no caminho e aprenda a cativar mais clientes”, comenta a empreendedora.

Já Thiago Cavasotto, 31 anos, precisou mudar a forma de atendimento para ter sucesso no negócio. Enfrentou diversos desafios e agora consegue fazer um trabalho personalizado no ramo de doces e salgados. Ele era professor em uma universidade e, saindo do emprego fixo, precisou pensar em alternativas para renda. Foi aí que montou uma padaria, mas o negócio não rendeu o que ele esperava.

Com o incentivo da AMIC PR (Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), Thiago resolveu mudar a forma de atendimento e continuar com o sonho de empreender. “Era muito trabalho para pouco retorno. Então, resolvi fechar a padaria. Neste período, estive em conversa com a AMIC PR e comecei a fazer coffee breaks para a entidade, sob encomenda. Nesse mesmo contexto, o pessoal da associação me incentivou a começar a atender apenas por encomendas de doces e salgados, e deu muito certo. Aos poucos, a carteira de clientes está aumentando”, comemora Thiago.

O empreendedor trabalha com o novo modelo há três meses, em casa. “Estou trabalhando agora para transformar um espaço nos fundos de casa em uma minicozinha industrial, para facilitar a minha produção”, conta.

Sobre os cursos de capacitação
A AMIC PR (Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) conta com três cursos de capacitação: Programa Jovem Empreendedor, Programa Mulher Empreendedora e Programa de Desenvolvimento Empresarial e Liderança. Todos os módulos são gratuitos e trazem aos empreendedores conhecimento sobre diversas áreas.

“Trabalhamos tópicos como gestão de conflitos, marketing, estratégias de vendas e também informações que podem ser usadas no dia a dia do empresário. Abrir um CNPJ é fácil, o mais complicado é se manter no mercado e é por isso que trazemos esse incentivo por meio das capacitações para que o empreendedor consiga continuar seu trabalho”, comenta a gestora de projetos institucionais e eventos da AMIC PR, Dulce Ragazzon.
Sem nome %281144 x 250 px%29