1144x150 %284%29

PANDEMIA

Toledo começou a vacinar pessoas de 12 a 17 anos

Toledo entra no seleto grupo de quem já começou a imunização deste público, entre eles países como França, Alemanha, Reino Unido e Japão.
27/08/2021 - 17:41
Por Assessoria


Emoção e animação marcaram o início da vacinação para os adolescentes em Toledo. Primeiro município entre os países em desenvolvimento a vacinar pessoas de 12 a 17 anos, Toledo entra no seleto grupo de quem já começou a imunização deste público, entre eles países como França, Alemanha, Reino Unido e Japão. A dispensação das doses começou na manhã desta sexta-feira (27) em quatro pontos distribuídos pelo município

Um dos locais, o Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, amanheceu com muitos jovens esperando pelo momento de receber o imunizante. Desde às 5h, vários aguardavam a distribuição das senhas e nas primeiras horas aproximadamente 300 já estavam com a dose garantida. Uma delas era a estudante de Publicidade e Propaganda Ana Cristina Santin, de 17 anos. Acompanhada da mãe, a adolescente foi a primeira pessoa com menos de 18 anos a receber a vacina. “Esperei muito. Achei até que ia demorar mais. Que bom nossa cidade ter sido escolhida para este estudo e eu poder receber a vacina”, disse com um sorriso escondido pela máscara, mas perceptível no olhar. 

A vacina que Ana tomou é a do Laboratório Pfizer. Desde de fevereiro, o imunizante possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é  o único no Brasil licenciado no Ministério da Saúde para aplicação em adolescentes. “Portanto, é muito importante deixar claro aqui que a segurança da vacinação de 12 a 17 anos dos jovens de Toledo está completamente garantida”, reforçou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

As conversas entre a Pfizer e Toledo para propiciar esta vacinação, com o intuito de observar o comportamento do vírus em uma população de 12 a 17 anos, começaram em maio. “Tínhamos as características demográficas e geográficas favoráveis para este tipo de estudo e a presença do câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das parceiras no estudo”. Outro ponto importante, segundo a secretária, foi a excelência do município no enfrentamento da pandemia. “Recebemos muitos elogios, tanto local quanto regionalmente. Isso foi reconhecido tanto pelo Governo do Estado quanto pela Pfizer”, comentou.

O ato contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito Beto Lunitti. De acordo com o gestor municipal, a adesão dos jovens chama a atenção. “Dá orgulho ver esses jovens buscando a vacinação e se emocionando com o momento. É algo realmente surpreendente, que enche nosso coração de esperança de um retorno a algo próximo do nosso antigo normal. Vamos aproveitar esta bênção que nosso município recebeu”, frisou.

Estudo


Pediatra e infectologista, a diretora do Câmpus de Toledo da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues, acompanhará a condução do estudo junto com a Pfizer, a Secretaria de Saúde de Toledo e outras instituições. Ela salienta que a pesquisa não é clínica, não haverá testes de vacinas nos jovens, mas observacional, para trazer respostas do que acontece no mundo real quando toda a população é imunizada contra o coronavírus.

A vacina da Pfizer obteve o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 23 de fevereiro. É também a única, no Brasil, licenciada no Ministério da Saúde para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos. “Nas fases de testes de uma vacina, que já foram feitas, são avaliadas populações controladas, que são vigiadas o tempo todo, respondem questionários semanalmente, com coleta de sangue para avaliar a resposta imune. Essas são as fases preliminares, feitas em três etapas”, explica Cristina.

A professora destaca que todas as vacinas em uso no Brasil já passaram por este momento e foram registradas na Anvisa e em várias partes do mundo, inclusive já sendo utilizadas na população adolescente em vários países. 

Cronograma

Sexta-feira, 27/08: 17 e 18 anos ou mais
Sábado, 28/08: 15 e 16 anos ou mais
Domingo, 29/08: 13 e 14 anos ou mais
Segunda-feira, 30/08: 12 anos ou mais
Terça-feira, 31/08: repescagem para todos a partir dos 12 anos.

Pontos de vacinação


Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU Europa)
Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (CJU Coopagro)
Ginásio de Esportes Hugo Zeni
Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro)

 

Sem nome %281144 x 250 px%29