1144x150 %284%29

PECUÁRIA

Defasagem tecnológica compromete a competitividade do Paraná, diz Ortigara

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, disse nesta quinta-feira (4/8) a prefeitos e prefeitas da região Oeste que o Paraná está tentando superar o atraso acumulado de três décadas e meia em relação a investimentos no campo. “Desde meados de 1975, quando o Estado despertou para essa área e deu um salto de qualidade e evolução tecnológica, os investimentos se tornaram tímidos e não acompanharam mais a necessidade”, destacou ele durante assembléia da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

04/08/2011 - 09:47


Segundo o secretário, o Paraná enfrenta vários gargalos que dificultam a competitividade perante outros estados da federação. Mesmo assim, devido às características empreendedoras de seu povo, o Estado continua se destacando nas estatísticas nacionais de produtividade e eficiência.

O problema maior, diz, é o sucateamento enfrentado pelas autarquias e empresas ligadas à Seab, como Emater, Claspar, Iapar e outras. “Sofremos com o envelhecimento dos profissionais e com a falta de reposição de mão de obra”, destaca. Segundo ele, a maior parte dos funcionários de carreira desses órgãos está aposentada ou prestes a se aposentar. “Se essas pessoas decidirem não irem mais ao trabalho, acaba a pesquisa tecnológica no Estado”, advertiu. 

Ortigara afirmou que é compromisso do governador Beto Richa promover concursos públicos que renovem os quadros da Seab, bem como lançar programas e ações de governo que recuperam a capacidade competitiva do Estado. Entre as medidas estão a expansão da capacidade de exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá, construção de ferrovias, em especial ramais da Ferroeste entre Cascavel e Foz do Iguaçu (cujo recente interesse de empresas privadas argentinas pode acelerar o processo) e entre Cascavel e Guaíra.

Por outro lado, Ortigara afirma que o Estado vai colaborar com os municípios na melhoria da trafegabilidade das estradas rurais, promovendo a recuperação do trecho ao mesmo tempo em que é feita a recuperação de solo. Esse benefício deve chegar aos 399 municípios paranaenses, em pelo menos uma microbacia por cidade.

O secretário aproveitou a oportunidade para divulgar o lançamento de um programa de distribuição de calcário e de melhoria de solo para pastagens. Por fim, afirmou que somente com o barateamento da tarifa de pedágio é que a produção primária obterá o lucro que o agricultor espera. Disse ainda que em breve o Estado pagará ao produtor rural que conservar intactas minas de água em sua propriedade.

“A presença de Ortigara na Amop serviu para clarear várias dúvidas e motivar prefeitos e prefeitas a lutar pela melhoria dos índices de produtividade, formalizando uma parceria que é adequada a todos, produtor, Município e Estado”, disse o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana.

Sem nome %281144 x 250 px%29