1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Biopark promove oficinas sobre meio ambiente em escolas de Toledo

O objetivo é integrar a comunidade local com o Biopark e disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente  


31/08/2021 - 16:30
Por Assessoria


Instalado em uma área de mais de 5 milhões de m², o Biopark  busca estar integrado com a comunidade, ofertando benefícios em educação, na geração de empregos, em saúde e no impulso aos negócios, equilibrando seu desenvolvimento e a preservação do meio ambiente.  

Como parte de seus Programas Ambientais, o Parque iniciou no mês de agosto as Oficinas de Biodiversidade com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a fauna e a flora locais para estudantes da rede municipal de ensino do município de Toledo. O Programa é baseado no Plano Ambiental de Construção (PAC) e no Programa de Gestão e Supervisão Ambiental, que são parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e do Plano Básico Ambiental (PBA), seguindo as diretrizes e atendimento das condicionantes ambientais solicitadas pelo órgão ambiental. 

“Todos os levantamentos e estudos realizados pelo Biopark para a sua instalação reúnem um volume grande de informações sobre a biodiversidade da nossa região, as ações com as crianças permitem que esse conteúdo seja explorado de forma muito positiva”, explica Thiago Bana Schuba, Supervisor Ambiental e responsável pela realização da atividade. 

Nos encontros, os alunos aprendem sobre as características ambientais regionais, como solo, rios, florestas e também a fauna. “Além de apresentar toda a riqueza da biodiversidade local, conscientizamos as crianças sobre a importância da preservação. Também realizamos dinâmicas que ajudam esses alunos a identificarem as espécies. É um conhecimento que pode ser compartilhado com toda a família, e com isso promovemos uma conscientização coletiva, além da integração do Biopark com a comunidade”, acrescenta Thiago. 

Nessa primeira edição, participaram do projeto alunos do 3º ao 5º ano das escolas Santo Antônio, em Boa Vista; Osvaldo Cruz, em Vila Nova; Nossa Senhora das Graças, em Ouro Preto e Escola Washington Luiz, em Novo Sobradinho. “Conhecemos o que é o Biopark e sobre a biodiversidade, depois aprendemos sobre os tipos de árvores, aves, animais e sobre a importância de preservar os rios. No final, tivemos uma experiência com o solo e foi muito divertido. Aprendemos como é importante cuidar do meio ambiente”, comenta o aluno Jonas Piva Della Flora, do 3º ano da Escola Santo Antônio.  

A ação teve o apoio da Coordenação de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Toledo. "Quando fomos procurados para essa ação, aceitamos de imediato, por entendermos que levar aos estudantes informações relevantes sobre fauna, flora, solos e recursos hídricos do nosso município irá contribuir muito na caminhada dos nossos alunos na área ambiental. Nossas escolas receberam a proposta de bom grado e estão satisfeitas com o trabalho que já foi iniciado, o qual desejamos que tenha continuidade e torne-se parte do cotidiano dessas comunidades escolares do entorno do Biopark”, explica a Coordenadora Sandra Kopeginski. 

No projeto também está prevista uma visita das escolas ao Biopark para realização de outras atividades, como Trilha Ecológica, Clube de Ciências e visita à Queijaria Flor da Terra.  



Sem nome %281144 x 250 px%29