Img 3650

EDUCAÇÃO

Atividades presenciais em Cmeis de Toledo retornam nesta quarta-feira (8)

Está marcada para esta quarta-feira (8) a retomada das atividades presenciais de 100% dos 2.100 estudantes matriculados nos centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Toledo.
06/09/2021 - 14:45
Por Assessoria


A decisão, comunicada via ofício circular publicado em 10 de agosto pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), tem o aval da comissão intersetorial criada com o objetivo de permitir o retorno seguro das crianças à sala de aula.

Desde então, os estabelecimentos de ensino se comprometeram a elaborar e entregar para a aprovação deste órgão um plano de contingência contendo todos os protocolos sanitários para impedir a disseminação do novo coronavírus. Para melhor prepará-los nesta missão, os diretores de Cmeis, juntamente com membros da equipe técnica da Smed e colaboradores da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), participaram de uma capacitação na qual os médicos Fernando Pedrotti, diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde, e Joel Antonio Guardiano, do Serviço de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Toledo, apresentaram informações e dicas importantes para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus causador da Covid-19.

A secretária da Educação, Elisângela Batista, destaca que o retorno das atividades presenciais nos Cmeis baseou-se na vontade da população e, sobretudo, no bem-estar dos discentes. “Apesar da comunidade escolar e de os pais terem se esforçado para que os alunos e filhos pudessem ter aulas de forma remota, chegou o momento de retornarmos com as atividades presenciais”, pontua. “É uma decisão importante, que impacta na coletividade, sabemos das necessidades que as famílias têm de enviar as crianças para os Cmeis. Também temos ciência da importância destas unidades de ensino para o estímulo à aprendizagem. Em torno desses interesses, toda nossa equipe se organizou e nesta quarta-feira estaremos de braços abertos para receber os estudantes de volta a estes ambientes”, comenta.

Em relação às preocupações que esse retorno pode causar, Elisângela tranquiliza os pais e destaca os bons resultados obtidos na retomada das atividades presenciais nas escolas municipais. “Nas turmas do pré ao 5º ano não houve incidentes de surtos de Covid-19 no ambiente escolar, o que demonstra que os protocolos sanitários estabelecidos foram bem feitos. Esta experiência nos ofereceu subsídios para os Cmeis também voltarem a receber alunos, pois todos eles receberam da Secretaria os EPIs [equipamentos de proteção individual] necessários para a realização das aulas e demais ações pedagógicas, bem como contam com uma comissão interna e logística apropriada para receber e cuidar bem destas crianças”, relata. “Reforço aos pais e à comunidade em geral: fiquem tranquilos que estes ambientes foram, estão sendo e serão preparados para atender nossos estudantes com toda a segurança necessária”, destaca.

Escolas


Em relação à retomada das escolas municipais ao ensino presencial, a secretária da Educação informa que, na média, estes estabelecimentos estão implantando a modalidade híbrida (metade da turma em sala e a outra assistindo as aulas de casa) nas turmas do pré. “Essas instituições têm autonomia para se reorganizar e fazer o seu protocolo de segurança e ir avançando conforme suas possibilidades. Tanto que algumas conseguiram avançar para o 100% presencial, o que é possível conforme o tamanho e a quantidade de alunos de cada uma”, explica. “Com a nova normativa da Sesa [Secretaria de Estado da Saúde], que reduziu de 1,5 para 1 metro a distância entre os estudantes na sala, estimamos que todas as escolas já poderão ter todas suas turmas no presencial no início do quarto bimestre, quando todos os professores já terão recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19”, salienta.
Sem nome %281144 x 250 px%29