Banner 1144x150 px

SAÚDE

Vacina Covid - Terceiras doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde

Terão direito ao reforço vacinal pessoas com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade mediante apresentação da declaração médica
14/09/2021 - 10:17
Por Assessoria


Toledo está preparada para iniciar a aplicação da terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19. O imunizante estará disponível para o público alvo em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) do município e a Secretaria de Saúde aguarda o aval da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para iniciar a aplicação. Terão direito ao reforço vacinal pessoas com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade mediante apresentação da declaração médica. 

Conforme informações repassadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Toledo, a Divisão de Vigilância do Programa de Imunização (DVVPI) da SESA solicitou ao município que não inicie ainda a imunização deste público, considerando que várias cidades do Estado ainda não concluíram a vacinação da população geral acima de 18 anos. “A SESA vai oficializar quando vamos começar a vacinar”, explica o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti. 

Organização das equipes - Na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Colégio Estadual Castelo Branco (Premen), os servidores municipais foram orientados sobre como será realizada a organização desta nova etapa da vacinação. Além da D3, na sede do município as Unidades de Saúde farão também a D1, enquanto as segundas doses (D2) continuarão a ser aplicadas no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro). 

As UBS’s do interior farão primeira, segunda e terceira doses, mediante agendamento prévio e organização da própria unidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde, mais de 95% da população maior de 12 anos já recebeu a D1, o que diminuiu a procura nos dois pontos de referência. “Acreditamos que agora vamos poder concentrar essa dose, juntamente com a terceira, nas UBS’s e deixamos os dois pontos de concentração para a aplicação das D2”, comentou o diretor geral da Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti.
 
Quem receberá a terceira dose - Idosos acima de setenta anos, que receberam a segunda dose, independente do imunizante, há mais de seis meses da D2 ou dose única e imunossuprimidos de alto grau, conforme a Nota Técnica Nº 27/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde (SECOVID/GAB/SECOVID/MS), e que tenham realizado a segunda dose há mais de 28 dias.
Casa de not%c3%adcias