Img 3650

EMPREGO

Empresas de TI do Paraná recebem ajuda de nova plataforma de empregos para encontrar mão de obra qualificada

Fruto de parceria entre a Assespro-PR e a Selecty - gestão de recrutamento baseada em inteligência artificial -, a ação visa enfrentar o déficit de profissionais no setor de inovação.




15/09/2021 - 10:15
Por Assessoria


A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR) e a Selecty (fornecedora de software de recrutamento e seleção de pessoal) estão desenvolvendo uma plataforma para reunir currículos e dados de profissionais do setor de inovação de todo o Brasil. Com previsão de lançamento para outubro, a plataforma deve ampliar tanto o acesso de talentos ao mercado de trabalho, como auxiliar as empresas a enfrentarem um dos principais gargalos: a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Com sede em Curitiba, a Selecty é referência na gestão de processos de contratação baseados em inteligência artificial. Agilidade, segurança e precisão nos resultados estão entre as vantagens proporcionadas pelos softwares específicos para essa finalidade. Por sua vez, a Assespro-PR, como entidade de classe, atua no fortalecimento do setor que representa. É da convergência entre essas duas expertises que nasceu a parceria.
“O déficit de profissionais em TI [tecnologia da informação] é um dos maiores desafios para o setor de inovação, no Paraná e no país como um todo. Esse déficit deve passar dos 400 mil postos de trabalho, em escala nacional, em todo o Brasil, até 2022. O desenvolvimento da plataforma faz parte das diversas frentes de ação da Assespro-PR no enfrentamento desse problema”, assinala o diretor-presidente da entidade, Lucas Ribeiro.

Para o CEO da Selecty, Márcio Monson, “ter acesso a profissionais qualificados é desafio para todas as empresas, em especial na área de TI”. A plataforma, ao constituir um banco de currículos e dados de profissionais, facilita a busca por aquele que reúna as características necessárias para atender à demanda da contratante. “Sabemos dos desafios que o mercado tem para o recrutamento de talentos em TI”, sublinha.

Por outro lado, a plataforma amplia o leque de oportunidades para esses profissionais. Desenvolvida para suprir uma demanda da Assespro-PR e seus associados – empresas, portanto, localizadas em cidades paranaenses –, a plataforma vai receber currículos de profissionais de qualquer parte do país. “Com a consolidação do trabalho remoto, não há mais fronteiras. De qualquer lugar é possível realizar suas atividades”, pontua Monson.

“A solução promove a Assespro-PR, e promove seus associados; estimula o envio de currículos, por parte dos profissionais, e o envio de oferta de vagas, por parte das empresas”, continua o CEO da Selecty, enaltecendo a sinergia representada pela plataforma, fruto da parceria. “Os profissionais vão identificar na Assespro-PR um campo de oportunidades de trabalho”.

Os detalhes da solução e as estratégias de divulgação estão em fase final de definição. A ideia é lançar a plataforma no início de outubro, durante a Semana de Inovação do Paraná – evento promovido pela Assespro-PR, Governo do Estado e outras instituições, de difusão de iniciativas e programas de impulso à área de TI.




Sem nome %281144 x 250 px%29