Banner 1144x150 px

EDUCAÇÃO

Biopark e IFPR lançam curso de Ensino Médio Integrado em Toledo

A iniciativa é gratuita e reforça o compromisso das Instituições com a educação da Região Oeste do Paraná.  
20/09/2021 - 16:51
Por Assessoria


Nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, o Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand e o Biopark Educação por meio do Centro de Referência IFPR-BIOPARK, lançaram o curso de Ensino Médio Integrado em Toledo, que oferece o diploma de Técnico em Informática pra Internet Integrado ao Ensino Médio.  A iniciativa é gratuita e reforça o compromisso das Instituições com a educação da Região Oeste do Paraná.  

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, a fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, o Diretor de Educação, Victor Donaduzzi, a Gerente de Educação e Pesquisa, Ana Luiza Donaduzzi, o Diretor Geral do IFPR Campus Assis Chateaubriand, Vicente E. Sandeski,  e o Coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, Renato Lada Guerreiro, além da equipe das duas instituições.  

Para Carmen Donaduzzi, o lançamento reforça as oportunidades regionais que o Biopark vem ofertando para a comunidade. “O sentido de vida pra nós significa deixar pessoas melhores através do ensino, é o que queremos deixar para o nosso município e nossa Região”, explica. Carmen ainda ressaltou a excelência, que é buscada pelo Biopark em todas as suas ações, o que reflete na qualidade do que é realizado no Ecossistema.  

O reitor do IFPR, destacou a importância do Ensino Integrado na formação de jovens da região. “Se o aluno fizer o ensino médio integrado que estamos propondo, em três anos ele vai ser um profissional e vai ter recebido tão bem os conteúdos do ensino médio, que vai fazer qualquer curso superior que desejar”, explicou o Reitor que também destacou a importância de desenvolver alunos para também desenvolver a região. 
 
O evento também marcou os dois anos do Centro de Referência IFPR-Biopark. O Centro visa a oferta conjunta de cursos e o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa,  inovação e empreendedorismo. Além do curso lançado hoje, já é realizado o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que tem como parceiros a Maxicon, a Junsoft e a Prati-Donaduzzi, e o recente do Zero ao Um, que ensina programação para jovens de 14 a 18 anos, de forma gratuita e ainda com bolsas de estudos.  

De acordo com o Coordenador do Centro, Renato Guerreiro, o lançamento do Ensino Médio Integrado reafirma o compromisso e a sinergia com o setor produtivo. “O Centro Educacional reúne tudo o que existe de melhor do ensino público federal, com o melhor da iniciativa privada. Instituições de ensino trabalhando juntos com o setor produtivo é a garantia de que nossas melhores mentes não precisam ir embora da região para procurar oportunidades, ou pior, ir embora do país”, comenta.   

As aulas serão ministradas em conjunto por profissionais das duas Instituições. “Será o primeiro curso do Brasil a ter um corpo docente multi-institucional, com professores do IFPR e do Biopark Educação atuando juntos”, acrescenta Renato.  

O curso contempla 30 vagas para alunos de 14 a 15 anos, que estejam concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental.  Para ingressar, é necessário passar por um processo seletivo, semelhante ao vestibular. As inscrições iniciam no dia 04 de outubro e as aulas devem iniciar em março de 2022.  


01   casa de not%c3%adcias 01