1144x150 %284%29

PANDEMIA

Terceiras doses serão aplicadas nas UBS’s a partir de quinta

Chegaram ao município, por meio da 20ª Regional de Saúde, 540 doses para pessoas idosas e 546 doses para pacientes com baixa imunidade
22/09/2021 - 09:18
Por Assessoria


Toledo está preparada para iniciar a aplicação da terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19. O imunizante estará disponível para o público alvo em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) do município a partir da próxima quinta-feira (23). Chegaram ao município, por meio da 20ª Regional de Saúde, 540 doses para pessoas idosas e 546 doses para pacientes com baixa imunidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde, mais de 97% da população maior de 12 anos já recebeu a primeira dose.

Para uma melhor organização e por conta da quantidade de doses recebidas, na quinta (23) e sexta-feira (24) a vacina será para pessoas com mais de 80 anos, que tenham feito sua segunda dose até 22 e 23 de março, respectivamente. Também serão vacinadas pessoas com alta imunossupressão. “Criamos este critério, pois as doses que recebemos para maiores de 70 anos não serão suficientes para atender todos desta faixa etária”, explicou o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti.

Para uma melhor atuação os servidores municipais passaram por um treinamento, realizado no auditório do Colégio Estadual Castelo Branco (Premen), sobre como será a organização desta nova etapa da vacinação. Na sede do município, as Unidades de Saúde já fazem a primeira dose e agora também serão responsáveis pela aplicação do reforço vacinal ou terceira dose. 

As segundas doses (D2) continuarão a ser aplicadas no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro). 

Quem receberá a terceira dose - Idosos acima de oitenta anos, que receberam a segunda dose, independente do imunizante, há mais de seis meses da D2 ou dose única e imunossuprimidos de alto grau, conforme a Nota Técnica Nº 27/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde (SECOVID/GAB/SECOVID/MS), e que tenham realizado a segunda dose há mais de 28 dias.
 
Documentos necessários - Para receber o imunizante é preciso apresentar  a carteira de vacinação, documento com foto, comprovante de endereço e cartão SUS.
Sem nome %281144 x 250 px%29