1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

FAG Toledo: Estudantes de Direito arrecadam absorventes para mulheres carentes

Produtos podem ser deixados na entrada do bloco I até o dia 8 de outubro
27/09/2021 - 17:39
Por Assessoria


O Grupo Elza Soares, do curso de Direito da FAG Toledo fez uma parceria com o Coletivo As Marias, do curso de Psicologia do Centro FAG para realizar um projeto de arrecadação de absorventes. O objetivo da arrecadação, de acordo com a acadêmica de Direito Eduarda Muller, é alertar a sociedade sobre a situação da pobreza menstrual. “Muitas meninas passam por este problema de não ter absorvente para usar quando está menstruada, por falta de apoio, de informação e principalmente por falta de dinheiro para comprar. O absorvente no Brasil não é considerado um item básico de higiene, por isso ele não recebe isenção de imposto e nem entra na cesta básica. Tudo isto dificulta o acesso para as meninas mais carentes”, explica.

De acordo com a pesquisa que levou os dois grupos de estudantes a desenvolver o projeto, uma a cada quatro meninas que estão no período menstrual no Brasil não usam absorventes. “Eles acabam faltando à aula e usam qualquer coisa para conter a menstruação, como papel higiênico, roupas velhas, jornal e sacolas de mercado, gerando inclusive o risco de infecções”, complementa Eduarda.

Os acadêmicos colocaram um tambor na entrada do bloco I da FAG Toledo, onde os absorventes podem ser depositados até o dia 8 de outubro. Os produtos arrecadados serão doados para instituições de Toledo que atendem mulheres em situação de pobreza menstrual.

Sem nome %281144 x 250 px%29