1144x150 %284%29

LITERATURA

Sesc dá início da Semana Literária

Evento online acontece em paralelo a Feira do Livro da Editora UFPR 


29/09/2021 - 09:47


Entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, o Sesc PR promove a 40ª edição da Semana Literária Sesc & XIX Feira do Livro da Editora UFPR, com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”. Em uma edição totalmente gratuita e on-line, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc PR no YouTube

A programação será composta por diversas ações, debates e mesas redondas relacionadas ao tema central, com reflexões literárias e também com o destaque de fundamental importância da literatura para manter uma saúde mental saudável, especialmente nos tempos atuais de enfrentamento coletivo à pandemia. 

“Há quase um século, vivemos um período frutífero para a literatura. O ano 1922 ficou marcado com o seu estilo, o modernismo. Saindo de resquícios de guerras e também de outra pandemia – a “Influenza” – surgiram muitas inovações no campo literário. Algumas se perpetuam até hoje e sempre serão lembradas, tais como: “Ulysses”, de James Joyce, “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf e “Macunaíma” de Mário de Andrade”, ressaltam as organizadoras do evento Georgeana Barbosa e Marisa Muniz. 

O evento também abordará o sentimento de afeto que a literatura promove, bem como a empatia do escritor que, ao escrever, se coloca no lugar do leitor e sabe quais palavras serão como bálsamo no momento da leitura. “Já no período atual, observa-se o desejo de ressignificar a importância da literatura em nossas vidas e ressaltar, a cada dia, seu papel curativo nas angústias, pesadelos e inquietações provocadas pela atualidade” continuam.  

A programação do evento também contemplará espaços de conversas, oficinas/narrações literárias, apresentações musicais e muito mais, evidenciando que a literatura tem a capacidade incomparável de criar mundos inteiros, por meio da imaginação. “Não sabemos qual será o nome que a sociedade dará a esse período pós- pandêmico; mas temos a certeza que, ao ponderarmos nossas atitudes diante de cada novo desafio, criamos as memórias do futuro. E quando tudo passar, celebraremos a vida, a arte, a literatura. Essa literatura que construímos juntos durante esta Semana Literária, porque após a superação ficará um grande aprendizado, de que outro mundo é possível”, finalizam Georgeana e Marisa.

Para saber mais sobre o evento, basta clicar no link


Sem nome %281144 x 250 px%29