Atendendo questionamento dos moradores ele falou sobre a construção de uma escola estadual no bairro, que hoje funciona no mesmo espaço físico da escola municipal Norma Belotto. A escola municipal deverá receber novos investimentos e atenderá somente alunos da rede municipal, enquanto o estado deverá construir uma nova unidade, próximo ao canal do Arroio Marreco, na rua Uruguai. “O terreno já foi cedido ao estado, o projeto foi aprovado e a escola deverá ser uma das primeiras obras do novo governo em Toledo”, garantiu o prefeito. A nova unidade deverá atender os alunos do sexto ao nono ano e do ensino médio.
Ainda na área de saúde, o prefeito anunciou para breve a implantação da sede própria da Secretaria de Saúde e da Central de Especialidades e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo governo federal. Serão investidos R$ 2 milhões na construção da unidade, localizada na Vila Becker, próximo à sede própria da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), além do repasse mensal de R$ 200 mil para a manutenção da estrutura. Outras três unidades de saúde estão projetadas para os bairros Jardim Concórdia, Santa Clara e Pancera.
Ele também abriu a possibilidade de discutir com os moradores a melhor utilização do espaço público existente ao lado do centro de educação infantil Dalva Nogueira, onde foi sugerida a construção de um posto de saúde, e defendeu a necessidade de uma discussão mais ampla da viabilidade de novos investimentos na sede da Associação de Moradores do Jardim Anápolis. Apesar de ser um dos bairros mais antigos da região, comentou ele, o espaço é pequeno, o que inviabiliza maiores investimentos, além do aparente descaso atual com a entidade. Ele reforçou a necessidade de uma discussão mais ampla, envolvendo também os moradores do BNH Barão II, para a implantação de uma sede melhor estruturada, que congregaria os dois bairros.
Na Praça da Criança, o prefeito destacou a importância da utilização do espaço público pelas famílias e anunciou novos investimentos. O local deverá ganhar mais um ambiente para as crianças brincarem. Em uma casa da associação de moradores, onde funcionou a antiga escolinha Mickey e Minie, anexa à Praça, será construída uma “Casa de Bonecas”. O espaço, que será administrado pela Secretaria de Educação, contará com móveis pequenos e diversos brinquedos para as crianças. Ele cobrou pressa da Secretaria de Planejamento para a conclusão dos projetos e elaboração do processo licitatório, visando a adaptação imediata do espaço. “Quero até o final de agosto o processo licitatório encaminhado para a execução da obra ainda neste ano”, anunciou ele aos moradores.
Na região do Jardim Porto Alegre, onde o prefeito também participou da assembleia do Orçamento do Povo, Schiavinato comentou sobre os novos investimentos previstos para o Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre. O antigo kartódromo, que foi readequado com pista de caminhada, ciclovia, parque infantil e quadras esportivas, deverá ganhar uma Academia da Terceira Idade, biblioteca e nova quadra de malha. No local também foi instalada a primeira de cinco estações previstas em Toledo do projeto Toopedalando. O programa prevê a utilização de bicicletas como meio de transporte. O usuário poderá retirar e entregar a bicicleta em cada uma das estações, deslocando-se em diversos pontos da cidade.
A reurbanização da rua Nossa Senhora do Roccio, no trecho entre a Avenida Parigot de Souza e a José João Muraro, que deverá iniciar em breve, vai estar integrada ao projeto. Ela contará com uma ciclovia, fazendo interligação entre a Parigot e a J.J. Muraro, que já contam com esta estrutura.
As assembleias do Orçamento do Povo na cidade encerram nesta semana. Outras quatro reuniões estão previstas no interior, transferidas devido ao mau tempo. Elas serão realizadas na segunda-feira, 8, em Ouro Preto e Novo Sarandi, e na quarta-feira, 10, em Vila Nova e Vila Ipiranga. Todas as reuniões, nas respectivas sedes, começam às 19h.
Da Assessoria - Toledo